Vimaranenses quebram ciclo negativo e distanciam-se da zona de descida. Os barcelenses também se afastaram, mas dos lugares europeus.
No Estádio Cidade de Barcelos, Gil Vicente e Moreirense protagonizaram a goleada da jornada, com os cónegos a triunfarem por uns expressivos 1-5. Com dois golos e uma assistência, Filipe Soares foi a figura de destaque do encontro, que representa o regresso do Moreirense às vitórias.
No dérbi minhoto as mexidas no marcador começaram cedo. Ao quinto minuto da partida, Filipe Soares aproveitou a confusão da defesa barcelense para rematar rasteiro para o 0-1. Aos 22, Gabrielzinho respondeu ao cruzamento de Bilel com um remate de primeira e dilatou a vantagem para 0-2.
No segundo tempo, a eficácia foi determinante na discussão do resultado. Aos 52 minutos, o Moreirense voltou a fazer balançar as redes de Denis, desta vez com Fábio Abreu a desviar-se do guardião brasileiro e a finalizar rasteiro para o 0-3. A goleada continuou a ganhar forma e, aos 68 minutos, surgiu novo golo para a turma verde e branca. Numa jogada de contra-ataque, Filipe Soares aproveitou a defesa incompleta de Denis ao remate de Luís Machado e, com a baliza à sua mercê, encostou para o 0-4.
A meia dezena de golos chegou com nota artística. Aos 77, em mais um lance de contra-ataque, Filipe Soares deixou a bola no pé de Pedro Nuno que, à entrada da área, picou a bola por cima de Denis, num momento de grande classe.
O golo de honra do Gil Vicente chegou à passagem do minuto 80. Zakaria Naidji descobriu Samuel Lino na área, com um passe vistoso, o brasileiro não tremeu perante Mateus Pasinato e rematou para o 1-5 final.
Com este resultado, os barcelenses veem cada vez mais distantes os lugares de acesso à Europa. Já o Moreirense soma a primeira vitória em cinco partidas e já respira melhor na luta pela manutenção.