O Curso de Educação da Universidade do Minho nasceu em 1993/1994 e desde então presenciamos diariamente o seu vigoroso crescimento. Contudo, a realidade não nos deixa negar que ainda há muito para fazer no que diz respeito às constantes interrogações que se colocam sobre o papel de um profissional da Educação em contextos práticos e reais.

Estas interrogações começam a emergir no momento em que os estudantes que integram a própria Licenciatura, pois dificilmente conseguem arranjar ferramentas para distinguir o curso de Educação de outros com uma vertente educacional. São muitas as dificuldades em sustentar um discurso coerente que justifique a intervenção pela via da Educação e elucide sobre as potencialidades do curso, reconhecendo-o no mercado de trabalho e na sociedade.

Em Educação, somos preparados, de diversas formas, para o desenvolvimento do ser humano, de grupos e da comunidade em geral como educadores, formadores ou mediadores. Educação é uma área multidisciplinar, que, no seu cerne, acolhe saberes de várias áreas científicas, e é também um curso de “banda larga” que fornece um conjunto de conhecimentos e onde existe um mercado de trabalho diversificado e variado. As ferramentas fornecidas, quando colocadas em prática, são reconhecidas e valorizadas, permitindo-nos crescer pessoal e profissionalmente, como também contribuem para o crescimento da sociedade em geral.

As principais vontades dos estudantes de Educação prendem-se com o reforço da identidade e reconhecimento da sua licenciatura. Queremos que nos reconheçam, que olhem para o nosso potencial e também para o da licenciatura, não como uma ocupação secundarizada ou como uma função meramente simbólica, mas como uma profissão capaz de acrescentar valor na sociedade.

Consciente das potencialidades da Educação, há um desafio incessante em contornar estas disfunções. O Núcleo de Estudantes de Educação da Universidade do Minho (NEDUM) percebe que são urgentes novos modos de pensar, intervir, criar e comunicar, de forma a acompanhar a evolução do mundo que nos rodeia. Pretendemos realçar a importância de um Núcleo como um organismo representativo dos estudantes, mas, sobretudo, como defensor dos direitos dos mesmos.

De igual forma, também estaremos cá para consciencializar esses mesmos estudantes da importância social e profissional de Educação. Não sendo meros observadores, continuaremos empenhados para, em conjunto, contribuirmos construtivamente para esta área e para nos tornarmos intervenientes ativos da sociedade, tendo em mente que o primeiro passo é sempre a Educação.