Famalicenses chegam, com este resultado, à terceira derrota consecutiva. Por outro lado, os barcelenses mantêm a boa forma registada e voltam a somar pontos.

Jogou-se, este sábado, o dérbi minhoto entre o Riba D’Ave HC e o OC Barcelos, no Parque das Tílias. O encontro referente à jornada 15 do Campeonato Nacional terminou com a vitória da formação de Barcelos por 3-4.

Os barcelenses estiveram por cima durante grande parte do primeiro tempo, contudo, foi a equipa da casa quem inaugurou o marcador. À passagem do minuto nove, o Riba D’ Ave HC beneficiou de uma grande penalidade. No primeiro momento, Tomás Pereira não conseguiu converter, mas na recarga e isolado perante o guardião adversário fez o primeiro na partida.

Três minutos depois, foi restabelecida a igualdade por intermédio de Franco Ferrucio. Após um remate de Alvarinho ao poste da baliza famalicense, o argentino atirou a contar e fazer o 1-1.

Poucos segundos depois, os forasteiros operaram a cambalhota no marcador pelo stick de Luís Querido. O camisola 19 dos visitantes aproveitou o espaço encontrado à entrada da área adversária, atirou forte para a baliza e fez o 1-2 favorável à sua equipa.

O jogo vivia um período agitado e, num espaço de poucos segundos, o Riba D’Ave HC fez o empate, através de uma grande penalidade convertida por Nelson Pereira. Eram sucessivos os tentos na partida e, novamente em pouco tempo, os barcelenses passaram para a frente no marcador. Foi a vez de Alvarinho encontrar o caminho para as redes adversárias e fazer o 2-3.

Faltavam ainda sete minutos para o fim da primeira parte quando Franco Ferrucio dilatou a vantagem, a favor do OC Barcelos. O marcador registou, à ida para os balneários o 2-4.

Os forasteiros procuraram controlar o segundo tempo de forma a não deixar fugir a vitória. Assim sendo, o jogo foi menos intenso e ambos os emblemas registaram menos ocasiões de perigo. Ainda assim, nos últimos cartuchos do encontro, a formação comandada por Hugo Azevedo foi capaz de reduzir a diferença no resultado e chegar ao 3-4 final, apontado por Diogo Casanova.

Com este resultado, os barcelenses obtêm, à condição, o segundo posto da tabela classificativa enquanto os ribadavenses mantêm o 13º. No próximo sábado, em jogos referentes à jornada 16 do Campeonato Nacional, o Riba D’Ave HC desloca-se até ao terreno da AD Sanjoanense e o OC Barcelos prepara-se para receber a UD Oliveirense.