Julia Mary Walters completa este sábado, dia 22 de fevereiro, 70 anos. Com 45 anos de carreira, a atriz foi já condecorada pela Rainha Elizabeth II, fez parte de várias obras cinematográficas de renome e ainda nos presenteou com o seu humor implacável.
Nascida em 1950 no Reino Unido, estudou num convento, trabalhou como enfermeira e graduou-se na Everyman Theatre Company, em Liverpool. Estreou-se como atriz na série Second City Firsts (1975) e conta com uma panóplia de obras cinematográficas nas quais participou e que fizeram parte do nosso imaginário.
Para quem não sabe a quem nos estamos a referir, trata-se de Mrs. Wesley, a mãe de Bill, Charlie, Percy, Fred, George e Ron, da saga Harry Potter. A atriz já deu voz a outros filmes juvenis que passaram em Portugal, como por exemplo: Gnomeu E Julieta (2011), Paddington (2014) e O Retorno de Mary Poppins (2018).
Para além disso, a britânica é reconhecida como uma das mulheres mais populares do entretenimento e da comédia. Fez parte das mais importantes peças de teatro até hoje, nomeadamente: Funny Peculiar (1976), Educating Rita (1980), Macbeth (1985), When I Was a Girl I Used to Scream and Shout (1985) e Acorn Antiques: The Musical (2005).
Com participação marcada numa variedade de musicais, a capacidade musical e interpretativa de Julie Walters não pode ser deixada de parte. Além do mais, é importante referir a sua resistência em palco. Quase todos os artistas de renome reconhecem que a área de entretenimento mais complexa é o teatro, quanto mais um teatro musical.
A atriz consagrou-se também como escritora de sucesso, com livros como: Baby Talk: The Secret Diary of a Pregnant Woman (1990), Maggie’s Tree (2007), Seriously Funny – An Unauthorised Biography (2008) e That’s Another Story: The Autobiography (2009). Sempre com o seu humor caraterístico, consegue trazer ao público obras leves e carismáticas.
Por exemplo, o livro Baby Talk: The Secret Diary of a Pregnant Woman relata a primeira gravidez de Julie Walters, aos 37 anos. A narração conta com episódios com os quais as mulheres se conseguem relacionar inteiramente. Mais uma vez, recorrendo ao humor, a autora conta a história como a da lasanha que foi parar a um Ford Fiesta e das manchas que deixou nos sofás dos seus amigos.
A britânica colaborou ainda em inúmeras campanhas de solidariedade. Auxiliou na angariação de dinheiro para a instituição Macmillan Cancer Support, participou na campanha Save Acorns Black Country Hospice, é patrocinadora do projeto Women’s Aid, entre outros. Foi o seu trabalho filantrópico e também cultural que lhe garantiu a condecoração por parte da Rainha Elizabeth II.
Até hoje, Julie Walters ganhou dois Emmys internacionais, graças ao seu papel em A Short Stay in Switzerland (2009) e em Mo (2010). Conquistou quatro BAFTA na categoria de Melhor Atriz de Televisão, com My Beautiful Son (2001), Murder (2002), The Canterbury Tales (2003) e Mo. Além disso, venceu um Globo de Ouro de Melhor Atriz de Comédia ou Musical pelo seu papel em Educating Rita (1980).
Em 2020, poderemos ouvir a voz da atriz na curta-metragem de animação Master Moley e vê-la no quarto filme inspirado na obra de Frances Hodgson Burnett, O Jardim Secreto. Com 70 anos, Julie Walters ainda se mantém ativa, um aspeto que comprova a sua determinação e amor pela indústria do entretenimento.