KiSean Anderson, mais conhecido como Sean Kingston, completa esta segunda-feira 30 anos. O rapper e cantor americano ficou conhecido mundialmente com o single “Beautiful Girls”, no verão de 2007 que mudou a sua vida.
Apesar de ter nascido em Miami, mudou-se para Kingston, na Jamaica, com apenas 6 anos. O seu nome artístico é então uma referência ao lugar onde cresceu. Jamaica também o inspirou no tipo de música que cantava misturando o Reggae e o Dancehall ao seu Hip-Hop.
A infância foi difícil. Os pais eram jovens quando Sean Kingston nasceu, então viu-se obrigado a crescer sozinho. Quando a mãe foi presa, o rapper viveu sozinho num carro. Contudo, nenhum destes acontecimentos o tornou um fora de lei, mas sim um fora de série na forma como escrevia e interpretava os seus temas, com apenas 16 anos.
Kingston viu a sua sorte mudar com o single “Beautiful Girls”. Já lançado o seu primeiro single, uma colaboração com os rappers The Game e Rick Ross de nome “Colors”, foi “Beautiful Girls” que conquistou o público. Ao invés de uma letra agressiva que falava sobre gangues, um ritmo mais divertido e vintage deixou a marca de Sean Kingston no mundo da música.
O álbum de estreia Sean Kingston foi conhecido ainda em 2007, ao qual pertenciam os singles “Me Love” e “Take You There”. Após este álbum de sucesso, era altura de produzir outro. Sean Kingston lançou o segundo projeto Tomorrow, em 2009. À semelhança de “Beautiful Girls”, Tomorrow trazia mais um hit single, “Fire Burning”. Apesar da evolução do rapper, o seu estilo manteve-se sempre leal às suas origens.
A nível de álbuns de estúdio, a sua carreira foi curta. Depois de produzir alguns singles, muitas vezes com outros artistas, como o exemplo de “Eenie Meenie” com Justin Bieber, Sean Kingston voltou com “Back 2 Life”, o terceiro projeto, em 2013. No conjunto conta com várias colaborações com artistas de renome tal como Chris Brown, T.I., Wiz Khalifa. Kingston mostrou vontade de ser relembrado no mundo da música.
Contudo, a partir de 2013, Sean Kingston pouco produziu para ser realmente relembrado até aos dias de hoje. Desde 2016 que o rapper tem produzido apenas singles, sem assistirmos ao nascimento de um novo projeto que normalmente acompanham estas faixas. O último a ser lançado foi “Peace of Mind”, no ano de 2019, que representa muito bem a onda jamaicana que sempre acompanhou e influenciou Kingston.
Será 2020 o ano em que Sean Kingston vai restaurar a sua posição com o lançamento de um novo álbum? A verdade é que o rapper começou a sua carreira ainda muito cedo, pelo que é normal querer afastar-se e aprimorar as suas promissoras capacidades.
Sean Kingston é um artista que realmente tem capacidades para estar nos tops de todas as classificações. O vencedor de três prémios – um MOBO Award e dois Teen Choice Awards – ganhos com o single “Beautiful Girls” prova que um verão consegue mudar tudo. Vindo de uma vida de dificuldades, Kingston conseguiu ultrapassar isso e conquistou uma carreira memorável, apesar de curta, e com possibilidades de progredir ainda mais.
Julho 8, 2020
A resenha foi curta, mas bem organizada, vamos esperar a volta desse ótimo cantor.