Triunfo frente a adversário direto dita a subida ao terceiro lugar do campeonato português.

O Estádio Municipal de Braga recebeu, este domingo, o confronto entre SC Braga e Sporting CP a contar para a jornada 19 da Liga NOS. Os minhotos levaram a melhor e venceram a partida por 1-0, valendo o golo de Francisco Trincão.

No primeiro quarto de hora de jogo, apesar de o equilíbrio entre as duas formações, foi o Sporting CP que se mostrou mais perigoso. Logo no primeiro minuto, Eduardo apareceu no coração da área bracarense, mas o seu remate foi desviado para canto. À passagem do minuto 7, foi a equipa da casa a ameaçar a baliza de Maximiano. Galeno cruzou da esquerda, encontrou Paulinho isolado, mas o avançado não conseguiu corresponder da melhor maneira.

De seguida, foi a vez de Matheus ser posto à prova. Aos 10 minutos, Sporar apareceu na grande área em posição de finalização, mas o guarda redes dos minhotos mostrou estar à altura e travou a tentativa do adversário.

Com o decorrer da partida, o SC Braga cresceu. Controlou a posse de bola e aproximou-se mais frequentemente e com mais perigo do último terço do terreno. Paulinho foi o homem que teve nos pés as duas melhores oportunidades de golo dos Gverreiros: aos 27 minutos, na sequência de uma jogada de envolvimento coletivo, rematou ao lado da baliza contrária; já à passagem da meia hora de jogo, Galeno encontrou o avançado português, mas o seu esforço desta vez foi parar nas mãos do guardião sportinguista. O marcador não viria a sofrer alterações e as equipas recolheram aos balneários com um nulo.

Na segunda metade, os braguistas deram seguimento àquilo que vinham a demonstrar antes do intervalo e continuaram com o comando do jogo. A primeira ameaça de perigo surgiu ao minuto 55, por intermédio do pé direito de Ricardo Horta, que obrigou Maximiano a aplicar-se e a sacudir pela linha de fundo. Pouco depois foi a vez de Paulinho voltar a pôr em prova o jovem português do Sporting CP.

O SC Braga continuava a carregar no acelerador e o golo era uma ameaça cada vez mais recorrente. Aos 63 minutos, Galeno apareceu no frente a frente com o guarda redes leonino e este, com um toque essencial com o pé, conseguiu evitar o golo minhoto. Após várias chances falhadas, a equipa comandada por Rúben Amorim chegou mesmo à vantagem. Aos 76 minutos, um primeiro remate de Galeno foi cortado em cima da linha de golo por Luís Neto, no entanto a bola sobrou para Trincão que não vacilou e fez o 1-0, a favor dos visitados.

Até ao final, a turma minhota manteve o seu domínio da partida, mas o placard não sofreu mais alterações e Jorge Sousa apitou para o final do encontro com o mesmo 1-0, ditando, assim, a quinta vitória consecutiva do SC Braga para a Liga NOS.

Com este triunfo, a equipa bracarense soma agora 33 pontos e ultrapassou o FC Famalicão e o Sporting CP na classificação, estando agora no terceiro posto do principal escalão do futebol português. Na próxima jornada, o SC Braga volta a jogar em casa, desta vez frente ao Gil Vicente, às 18h do próximo dia 8, em dérbi minhoto.