As primeiras Jornadas do Debate visam dar a conhecer o trabalho da associação e a diversidade dos temas debatidos.
A Associação de Debates Académicos da Universidade do Minho (ADAUM) está a organizar as primeiras Jornadas de Debate na academia minhota. Os vários painéis realizam-se entre os dias 10 e 13 de fevereiro, e contam com a presença de vários convidados, que irão abordar uma gama diversificada de assuntos.
Durante estes 4 dias, vão ser abordados temas muito diversificados e a programação engloba assuntos muito diferentes uns dos outros. Este aspeto surge como um incentivo, explica Luís Silva, presidente da ADAUM. “Nós ao escolhermos os temas pretendemos conseguir temas muito diferentes uns dos outros, de modo a conseguir chamar alunos de áreas de conhecimentos e licenciaturas muito diferentes”.
As jornadas começam no dia 10 às 16 horas, com o painel “Aposta nas Artes e Cultura em Portugal”. Luís Silva especifica que um dos convidados encarregues desta atividade é “uma personalidade ligada aqui a uma das principais instituições culturais em Braga”, Paulo Brandão, diretor artístico do Theatro Circo e ainda, conta-se com a presença de João Carvalho, diretor da Ritmos, produtora portuguesa e a moderação de Daniel Vieira Silva, antigo Diretor de Comunicação da RUM.
No dia seguinte, há o painel “Futuro da União Europeia e o Papel do Parlamento Europeu”, às 15 horas, “numa antecipação daquilo que será o futuro do projeto europeu num pós–Brexit e numa análise do que será a próxima legislatura europeia”, declara o presidente. “No painel do Parlamento Europeu vamos ter uma dupla vertente: jovens ligados quer à cobertura noticiosa em certas plataformas, como o Shifter”, um “jovem que foi embaixador de um dos projetos de combate à abstenção nas eleições europeias”. E ainda um fundador e presidente do primeiro partido federalista europeu em Portugal, Tiago de Matos Gomes.
No dia 12, às 10h30, “vamos ressuscitar um tema que há muitos anos é discutido, o tema da energia atómica num cenário de alterações climáticas”. A palestra “A Energia Atómica na Era das Alterações Climáticas” vai ser orientada por Bruno Gonçalves, investigador no Instituto Superior Técnico.
O último dia das jornadas termina com o painel “A Inteligência Artificial e as Implicações no Mundo do Trabalho”, às 15 horas. Este painel conta com a presença dos professores e investigadores Davide Rua Carneiro, Paulo Novais e os professores José Tribolet e Noberto Pires. Para finalizar as Jornadas vai realizar-se a gravação de um podcast ao vivo, os Sofá, um podcast premiado no festival nacional de podcasts, sobre Cinema e Televisão onde vão gravar um episódio especial dedicado aos Óscares”, acrescenta o Presidente da AAUM.
A ADAUM apresenta um modelo específico de debate, o modelo parlamentar britânico e as suas sessões de debate ocorrem três vezes por semana. Deste modo, este projeto apresenta um propósito duplo “mostrar os temas que a associação tem vindo a debater” e ainda, “surge como uma forma de incentivar as pessoas a conhecer o trabalho desta e a fixar mais gente na associação”, explica.
O presidente da ADAUM, afirma que estas jornadas apresentam-se como uma oportunidade para os estudantes de participem “em conferências que não poderiam ver habitualmente nas jornadas organizadas pelos seus núcleos ou pelas suas escolas”. Visto que, estas jornadas apresentam “um cartaz tão diversificado, não só em matérias de temas, mas em matéria de oradores”.
“Estas jornadas vão ser também um reflexo daquilo que nós somos enquanto associação”. A ADAUM é uma associação que “pode abarcar todos os elementos independentemente daquilo que estão a estudar neste momento ou independentemente daquilo que gostam mais ou menos”, reconhece o presidente. “O nosso objetivo é que estas jornadas passem a ser anuais e acho que temos todas as condições para isso”, acrescenta.