A questão foi levantada pelo Bloco de Esquerda. O problema surgiu na consequência de denúncias de esperas de oito horas, por parte dos utentes.

O Governo foi questionado acerca do tempo de atraso da urgência pediátrica do Hospital de Braga. O problema foi levantado depois de se terem registado esperas na urgência pediátrica acima de oito horas.

O Bloco de Esquerda aguarda explicações do Ministério da Saúde sobre o sucedido na urgência pediátrica no último domingo de janeiro. Para além de considerar a quantidade de médicos e enfermeiros disponíveis, os bloquistas pretendem ainda saber que “medidas vai o Hospital de Braga implementar para assegurar que tais situações não voltam a ocorrer”.

O documento entregue por José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, eleitos pelo círculo de Braga, à Assembleia da República refere que “a urgência pediátrica do Hospital registou diversas reclamações de utentes que referiram estar há demasiado tempo à espera de consulta; foram relatados tempos de espera que ascendiam a oito horas”.

O Hospital de Braga serve uma área directa de 274.769 utentes. Trata-se, então, de um hospital ventral, que abrange uma área de mais de um milhão de habitantes como referência de primeira linha para algumas das especialidades médicas e referência de segunda linha nas restantes.