Quatro projetos distintos procuram incentivar e mobilizar a juventude do concelho. As medidas apresentam um investimento de 135 mil euros.
Viana Jovens Empreendedores, Viana Jovens com Talentos, o Orçamento Participativo Juvenil e a atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior são quatro projetos dinamizados pela Câmara Municipal de Viana do Castelo preveem incentivar os jovens do concelho a concretizarem negócios e projetos próprios, além de os apoiar monetariamente no ingresso no Ensino Superior.
Em comunicado ao Correio do Minho, o autarca José Maria Costa referiu que os projetos Viana Jovens Empreendedores e Viana Jovens com Talento apresentam um investimento, respetivo, de 50 e de 40 mil euros. Além disso, afirmou que os concursos têm como objetivo ajudar jovens com idades entre os 18 e os 35 anos na criação do seu próprio emprego ou no lançamento de um projeto artístico/cultural.
A vereadora da Juventude, Carlota Borges, explica que o concurso Viana Jovens Empreendedores visa “fomentar a criação de novos projetos empreendedores, que podem ser projetos dirigidos à cidade e ao público em geral ou projetos que tenham como objetivo criar uma marca, uma empresa ou implementar uma ideia inovadora que esteja há muito fechada na gaveta por falta de disponibilidade financeira”.
Além de capacitar os jovens empreendedores no desenvolvimento dos seus projetos, espera-se “dotá-los de ferramentas que lhes permitam a sua validação e consolidação e apoiar a criação de emprego e a fixação de pessoas, bens e serviços em Viana do Castelo”.
O autarca realçou ainda a existência de “jovens promissores que, por vezes, não avançam com os seus sonhos por falta de disponibilidade financeira”. Referiu que o concurso Viana Jovens com Talento pretende colmatar essa falha. O projeto abrange as áreas da “música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, digital, e tudo o que permita pôr a imaginação em prática e os sentimentos a descoberto”.
O Orçamento Participativo Juvenil é dirigido para jovens com idade compreendida entre os 14 e os 18 anos. A iniciativa pretende que os jovens do concelho apresentem ideias e projetos que serão, numa fase posterior, votados pelos pares, contando com um orçamento de 25 mil euros para implementação das ideias vencedoras.
O projeto de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior prevê apoiar os estudantes do ensino superior que se encontrem em situação carenciada. O investimento previsto é de 20 mil euros.