Exibição bem conseguida da equipa vitoriana não foi suficiente para evitar a derrota.

O Estádio D. Afonso Henriques recebeu, esta tarde, a partida entre o Vitória SC e o FC Porto. Em jogo a contar para a 21ª jornada da Liga NOS, os minhotos foram batidos por 1-2.

A equipa visitante tomou o domínio no primeiro quarto de hora, e, à passagem do décimo minuto, capitalizou a sua superioridade. Zé Luís encontrou Sérgio Oliveira no coração da área do Vitória SC e, apesar do remate do médio português ter acertado na trave da baliza de Douglas, a bola acabou por ressaltar nas costas do guardião vitoriano e acabou no fundo das redes, abrindo, assim, o marcador.

Após o golo sofrido, os comandados por Ivo Vieira esboçaram uma boa reação a este início atípico. Aos 17 minutos, Marcano cortou em cima da linha de golo um remate de Marcus Edwards. Apenas dois minutos depois, foi a vez de Pêpê ameaçar a baliza defendida por Marchesin, com um remate forte de fora da área, que obrigou o guarda-redes portista a aplicar-se. O Vitória SC manteve o pé no acelerador e, logo a seguir, Bruno Duarte apareceu na área da equipa da cidade invicta e acertou no poste, num lance que acabou invalidado por posição irregular assinalada ao avançado brasileiro.

Até ao intervalo, o jogo acalmou e tornou-se mais disputado a meio-campo, havendo só destaque para uma oportunidade, aos 40 minutos, em que Marega, no lado esquerdo da sua área ofensiva, rematou com perigo ao lado da baliza caseira e ficou a centímetros de ampliar a vantagem do FC Porto. O placard não sofreu mais alterações até ao apito de Luís Godinho e a partida chegou ao descanso com um 0-1, favorável aos visitantes.

O segundo tempo iniciou com o Vitória SC a criar perigo. Logo ao minuto 47, Mbemba foi obrigado a fazer um grande corte para evitar uma chance de golo da equipa da cidade-berço. Esta entrada positiva da turma minhota foi recompensada no minuto seguinte. Um cruzamento do lado esquerdo executado por Ola John encontrou Bruno Duarte ao segundo poste e o avançado respondeu com um cabeceamento certeiro que restabeleceu a igualdade.

A turma vimaranense manteve-se no controlo do jogo, no entanto, contra a corrente, Mbemba, aos 60 minutos, lançou o sprint de Marega, que no cara a cara com Douglas, não vacilou e voltou a colocar a equipa de Sérgio Conceição na vantagem no marcador.

Durante o resto da segunda parte, a partida voltou a equilibrar-se, sem chances de perigo para ambos os lados. Contudo, aos 95 minutos de jogo, Davidson esteve muito perto de dar o empate aos visitados, mas o remate do brasileiro saiu a rasar a trave da baliza defendida por Marchesin. Assim, o placard não viria a sofrer mais alterações até ao apito final e terminou com uma derrota por 1-2 para os vimaranenses.

Com este desaire, o Vitória SC vê os lugares europeus mais distantes, estando no oitavo lugar da tabela classificativa, com 28 pontos conquistados. Na próxima jornada, a equipa da cidade-berço vai defrontar o CD Aves, no reduto avense, na sexta feira.