Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho encerra durante um período de tempo indeterminado

O fecho temporário do Instituto de Ciências Sociais (ICS), edifício que alberga o departamento de História da Universidade do Minho, foi anunciado este sábado pela ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa. Após o anúncio da ministra da Saúde e da confirmação do caso de um aluno infetado com coronavírus, a reitoria da Universidade do Minho decidiu suspender todas as atividades no Campus de Gualtar, de modo a evitar a propagação do COVID-19.

Marta Temido anunciou o encerramento de várias escolas e instituições, entre elas o edifício onde funciona o curso de História da Universidade do Minho, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, a Escola Básica e Secundária de Idães e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS). Para a ministra da Saúde, esta decisão não deve ser encarada “com alarmismo mas sim com prudência e responsabilidade.”

Na página de Facebook do ICS, Helena Machado, Presidente do Instituto, confirma que o edifício estará encerrado durante um perído de tempo indefinido, e que se está, sobretudo, “a seguir o protocolo de atuação e a tomar medidas de prevenção”. Helena Machado aconselha, assim, serenidade e colaboração por parte de toda a comunidade do ICS, que é “muito importante para fazer face a esta situação adversa”.

Rui Oliveira, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e membro integrante do Plano de Contingência da Universidade do Minho, em declarações ao ComUM, afirma que os membros da reitoria e do Plano de Contingência estão a tentar perceber por que edifícios da Universidade do Minho o aluno suspeito de estar infetado com o novo Coronavírus se deslocou.

Para além do encerramento temporário das instituições acima referidas, a ministra da Saúde também anunciou a suspensão de visitas a hospitais, estabelecimentos prisionais e lares na zona Norte do país. Neste momento, em Portugal, existem 21 casos confirmados e 224 casos suspeitos de infeção.

 

(atualizado domingo, dia 8 de março, às 11:05)