As medidas aliam-se às recentes precauções tomadas pela Universidade do Minho.

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) afirma ter assumido um papel de colaboração e de apoio ao plano de contingência implementado para salvaguarda da saúde pública no contexto universitário. Como tal, o comunicado publicado no site oficial da AAUM esta terça-feira menciona as várias atividades dirigidas pela associação até ao dia 14 de abril que serão canceladas e os vários serviços que serão encerrados, no seguimento da recente decisão da reitoria de interromper todas as atividades letivas em toda a UMinho.

Após uma reunião de Direção extraordinária, a AAUM considera que estas medidas servirão para evitar a propagação do COVID-19. As atividades canceladas são a 19ª edição da Gata na Praia, que estava prevista decorrer de 4 a 9 de abril em Portimão, à qual se juntam a Academia à Conversa, a Assembleia de Delegados, a Competição Desportiva da FADU, a Dias + por +, o DJ@UM, o FórUM de Núcleos, o MeetUp e a START POINT Academy, todas agendadas até dia 14 de abril.

Vários serviços facultados pela Associação Académica foram também encerrados por tempo indeterminado. Entre eles, destacam-se os Bares Académicos, Gabinetes de Apoio ao Aluno e Reprografias de Braga e Guimarães. O mesmo acontece com os locais LIFTOFF – Gabinete do Empreendedor, GIP – Gabinete de Inserção Profissional e Place Me, do Espaço AAUM. Os autocarros vão funcionar em serviços mínimos.

Não há, até ao momento, tempo determinado para a retoma dos serviços ou para a reposição das atividades. A Associação Académica da Universidade do Minho apela “à calma e sobretudo ao sentido de responsabilidade social de todos os membros da comunidade académicae que sejam cumpridas todas as recomendações oficiais da UMinho e da Direção-Geral de Saúde.

Segue toda a informação ao minuto no twitter do ComUM.