A medida prevê a diminuição de contacto entre passageiros e com o motorista.
Os Transportes Urbanos de Braga informaram que a partir deste sábado, dia 14 de março, as entradas nos autocarros passam a ser feitas pelas portas traseiras, até novas indicações. Durante esse período, os passageiros não têm de validar os seus títulos de transporte.
Para além destas medidas, a TUB tomou também esta semana outras precauções para prevenir a propagação da COVID-19. “O esforço que os TUB têm vindo a desenvolver resulta da necessidade imediata de serem identificadas atempadamente as medidas e os procedimentos mais adequados para assegurar a redução dos perigos para a saúde de todos os seus colaboradores, bem como dos seus passageiros”, revelou a empresa num comunicado na sua página de Facebook.
As ações desenvolvidas foram especialmente a de sensibilização dos colaboradores para a Higiene e Segurança no Trabalho e a afixação de folhetos informativos da DGS que detalham as medidas de protecção para fazer face ao surto de coronavírus nos postos de trabalho, edifícios e em todos os autocarros dos TUB. Para além disto, foi disponibilizado desinfetante a todos os colaboradores, assim como em todos os setores da empresa, reforçada e aumentada a periodicidade da lavagem/desinfeção dos espaços de utilização comum dentro das instalações, bem como de todas as viaturas e de todos os parcómetros das zonas de estacionamento de duração limitada, sob responsabilidade da empresa.
Os Transportes Urbanos de Braga apelam ainda para que todos os colaboradores e passageiros sigam as recomendações da Direção-Geral de Saúde. Sublinham ainda que as medidas poderão ser atualizadas, caso surjam novas normas orientadoras das autoridades de saúde, de acordo com o quadro do COVID-19.