Coronavírus. Governo passa a controlar pontualmente as fronteiras terrestres
A ação vai ser posta em prática já este fim de semana pela Guarda Nacional Republicana, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a Direção-Geral de Saúde.
O Governo anunciou que este sábado vai passar a controlar de forma pontual as fronteiras, devido ao surto de COVID-19 no país. No entanto, aguardam-se ainda pelas decisões tomadas nas reuniões de ministros da Administração Interna e da Saúde da União Europeia, e na reunião do primeiro-ministro com o presidente do Governo de Espanha.
Uma nota do gabinete do Primeiro Ministro revela que durante o fim-de-semana vão decorrer “acções conjuntas da GNR, SEF e DGS para acções pontuais de controlo da fronteira terrestre”. Para além disto, na segunda-feira de manhã vai decorrer uma “uma reunião por videoconferência dos ministros da Administração Interna e da Saúde da União Europeia para definir medidas de controlo sanitário nas fronteiras internas e externas da União Europeia”. Até lá, mantêm-se “as medidas já adoptadas relativamente a voos provenientes da China e Itália”.
Está marcada também para amanhã uma teleconferência entre António Costa e Pedro Sánchez, presidente do Governo de Espanha. Os assuntos a discutir são a gestão da fronteira comum dos dois países e “definir medidas de controlo sanitário nas fronteiras internas e externas da União Europeia” (UE).