Uma unidade de rastreio vai ser estabelecida no pavilhão Multiusos, em Guimarães. O tempo previsto para a construção desta unidade são cinco dias.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos de Bragança, declarou, esta segunda-feira, que o pavilhão Multiusos vai abrir as portas a uma unidade de rastreio do Coronavírus.
Esta decisão foi anunciada numa reunião municipal, na qual questões associadas aos lares de idosos, apoio a alunos e a economia do concelho foram discutidas, tendo em conta a situação atual.
Domingos Bragança ressaltou a importância de acompanhar e analisar a adequação dos planos de contingência dos lares de idosos e a importância de assegurar a segurança dos utentes. André Coelho Lima, da oposição, propôs que seja o município de Guimarães a garantir a “coordenação da elaboração, conformidade e cumprimento dos planos de contingência dos Lares de Idosos a seu cargo”.
O Presidente da Câmara garantiu, também, o apoio a alunos que tenham dificuldades económico-financeiras.
O vereador Bruno Fernandes referiu ainda que “é urgente antecipar os impactos na economia do concelho” e propôs uma avaliação por parte dos municípios dos “mecanismos de apoio municipal, ao nível dos seus impostos ou dos serviços que possam ajudar as empresas que manifestamente sofrerem fortes prejuízos com esta situação.”
Ainda sem certezas sobre a capacidade diária de realização de testes, Domingo Bragança estima que possam ser realizados “cerca de 100 testes diários”.