Ao conjunto de medidas já em fase de implementação no município, inseridas Plano de Ação de mitigação do surto pandémico da Covid-19, juntam-se mais duas, destinadas aos mais desfavorecidos e à população em geral.

Em parceria com a Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Guimarães (CERCIGUI), a Câmara Municipal de Guimarães disponibiliza um espaço de alojamento para os sem-abrigo do concelho que garante condições de higiene e acesso a refeições. Outro espaço de alojamento também foi providenciado para todos os habitantes do concelho que não têm as condições necessárias para realizarem a quarentena exigida neste período ou que, por situações económicas, vivem em situações de carência. Este espaço vai ter, assim, todas as condições necessárias para a realização do isolamento social. Estas medidas vão ser executadas em colaboração com Autoridades de Saúde e os serviços de Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães, de modo a garantir o cumprimento de todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde.

O sucesso da medida de alojamento destinado aos sem-abrigo, depende da sinalização dos casos que a Câmara Municipal desconheça, pelo que se apela à população em geral que ajude neste sentido, contactando os serviços municipais através dos seguintes contactos: 253421255 / 969264803 / 969264761 ou do e-mail geral@cm-guimaraes.pt.

A Câmara Municipal garante que os mais desfavorecidos são a primeira preocupação da equipa responsável pelo Plano de Emergência e que mais medidas podem ser decididas, tendo em conta o desenvolvimento do quadro de saúde pública.