A Universidade do Minho ativou na semana passada um Plano de Contingência Interno.

O que é um membro da comunidade académica sintomático?

A febre, tosse e/ou dificuldade respiratória são os primeiros sintomas de infeção. Se viajaste para um país com transmissão comunitária ativa, contactaste com um caso confirmado ou de provável infeção ou ainda com um profissional de saúde/pessoa que tenha estado numa instituição de saúde onde são tratados doentes com COVID-19 nos 14 dias antes do início dos sintomas.

Mas quais são os países com transmissão comunitária ativa?

De acordo com a Direção Geral de Saúde, são países com transmissão comunitária ativa a China, Coreia do Sul, Japão, Singapura, Irão e as regiões Emiglia-Romagna, Lombardia, Piemonte e Veneto em Itália.

E que procedimentos adotar?

Se estiveres em casa e tiveres qualquer um destes sintomas, deves contactar a linha de saúde 24 (808 24 24 24) que te indicará como proceder. 

Mas e se estiver na Universidade do Minho?

Caso estejas na universidade, em Caso Suspeito deves informar a chefia direta através de uma chamada telefónica. 

A chefia direta entrará em contacto com a linha COVID-19 – UMinho (253 601 601)  e com a segurança do Campus que identificará alguém (um funcionário especificamente designado) para te acompanhar  a uma área de isolamento e circuito a adotar.

O que são áreas de isolamento?

As áreas de isolamento têm como função isolar e prevenir o contágio a outros membros da comunidade académica. Encontram-se equipadas com telefone, cadeira ou marquesa, kit com água e alguns alimentos não perecíveis, contentor de resíduos, solução antisséptica de base alcoólica (disponível no interior e à entrada desta área), toalhetes de papel, máscara(s) cirúrgica(s), luvas descartáveis e termómetro.

O que acontece na área de isolamento?

O suspeito deve entrar em contacto com a linha de saúde 24 que procederá à sistematização do caso e, perante avaliação, indicará o procedimento mais correto a adotar.

Este artigo foi feito com base na informação divulgada no Plano de Contingência Interno.

Ana Patrícia Ferreira
Bruna Sousa
Isabel Marques