Fonte da ULSAM adiantou à agência Lusa que a instalação começou na manhã de sexta-feira.
Hospital de campanha do Exército começou a ser montado, esta sexta-feira, junto ao serviço de urgência do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo. O objetivo é reforçar o combate à doença COVID-19, adiantou fonte à Lusa.
Até ao momento existem 112 infetados em Portugal – dos quais 107 se encontram internados -, os casos suspeitos duplicaram para 1.308. Em Portugal já tem um caso curado da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2. Contudo, há 5.674 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde. Existem, segundo o boletim desta sexta-feira, 11 cadeias de transmissão ativa.
A Direção-Geral da Saúde apela a que as pessoas sejam agentes de saúde pública. Para isso é importante que adotem medidas preventivas, entre as quais: não espirrar/tossir para as mãos, mas sim para o braço com o cotovelo flectido, lavar as mãos várias vezes ao dia, utilizar lenços descartáveis e deitar de imediato ao lixo e que mantenham o espaçamento mínimo de um metro entre os cidadãos em locais públicos.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) é composta pelo hospital de Santa Luzia e pelo o hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, 13 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença. A ULSAM conta com 2.500 profissionais – 501 médicos e 892 enfermeiros.