Ao longo da semana, vários artistas e companhias de teatro utilizaram as redes sociais para transmitirem os seus espetáculos.
Depois do encerramento dos espaços culturais como medida de contingência face à COVID-19, nasce agora um festival de música que reúne mais de 70 artistas na internet. Eu Fico Em Casa já possui conta no Instagram e tem concertos marcados a partir desta terça-feira, dia 17, até dia 22 de março.
O projeto “é uma iniciativa que une artistas, editoras e agências, num movimento cultural inédito em Portugal, apoiado pelos meios de comunicação, influencers e toda a comunidade digital”, pode ler-se em comunicado. Ao todo, serão cerca de 40 horas de música apresentada na casa de cada intérprete e com difusão na rede social. Cada artista dispõe de 30 minutos para dar música.
Alguns dos objetivos desta iniciativa passam por “sensibilizar a população para a necessidade de ficar em casa” e “tornar visível a problemática com que o sector [cultural] se depara”. Para este último fator contribuiu “o cancelamento e adiamento de inúmeros concertos e espetáculos em todo o país”, o que “resultou numa quebra de 100% na faturação de grande parte dos intervenientes do setor, deixando artistas, músicos, técnicos, agências e várias empresas numa situação económica muito delicada”.
Bárbara Tinoco abre o espetáculo, esta terça-feira. Todos os dias, 13 artistas “sobem ao palco” do Instagram nas suas contas oficiais ou na conta do festival, criada propositadamente para este fim. Destacam-se, entre muitos outros, nomes como Elisa Rodrigues, João Pedro Pais, Boss AC, Diogo Piçarra, Tiago Nacarato, Noiserv, Bispo, Cláudia Pascoal, Capicua, Luís Severo, The Legendary Tigerman e Tiago Bettencourt. Toda a programação pode ser consultada aqui.
De terça-feira a domingo, todos os concertos vão acontecer entre as 17h e as 23h.