O Festival Varandas regressa com uma programação cultural diversificada, invadindo as varandas, pátios e janelas de várias cidades do país, incluíndo Braga.

Face à pandemia da Covid-19 e ao estado de isolamento social, a iniciativa, este ano com a designação “Festival Varandas em Casa”, acontece no próximo domingo, dia 29 de março, e convida os portugueses para serem protagonistas e espectadores no seu bairro e nas redes sociais. A zet gallery, espaço cultural de Braga, propôs-se a dinamizar a ação na cidade minhota, sendo que também terá lugar em Lisboa, Porto e Évora.

Em comunicado, Helena Mendes Pereira, diretora-geral e curadora da zet gallery, revela que a iniciativa pretende “mobilizar, de forma solidária, artistas e criadores, profissionais ou amadores, para atuações e performances para todos os públicos”. Para além disso, o Festival Varandas pretende sensibilizar, também, “para as perdas de 100% que o setor da Cultura atravessa nesta fase” e apelar “a que se encontrem soluções conjuntas” no sentido de dinamizar o setor.

A programação do evento, que se realizará no dia de mudança para o horário de verão, divide-se em dois momentos. De manhã, a partir das 11h, o “Varandinhas” destina-se às apresentações dos e para os mais novos, em que os participantes têm entre 10 a 30 minutos para mostrar os seus talentos em casa, sejam eles cantar, dançar, ler ou declamar poemas. À tarde, a partir das 17h30, os mais velhos têm “Os Varandas”, com apresentações das várias artes do palco (teatro, música, poesia e novo circo) que se recomendam entre os 15 e os 45 minutos.

Em Braga, a organização irá recolher as inscrições e criar uma rede de artistas que pretendam participar no “movimento coletivo cultural domiciliário”. Para participar, basta fazer a inscrição através dos chats nas redes sociais Facebook e Instagram da zet gallery ou por e-mail, pelo endereço info@zet.gallery, enviando nome, contacto, proposta (música, poesia, teatro…) e local onde vai acontecer, que não se restringe à cidade. A organização irá compilar as participações e divulgar o horário com todas as sugestões.

O evento propõe ainda que cada participante faça diretos da respetiva atuação, colocando as tags do festival (@festivalvarandas #festivalvarandas #festivalvarandasemcasa #euficoemcasa #ficaemcasa #stayathome #stayhome). O Festival Varandas é um certame multidisciplinar que nasceu em 2012 e que cruza as várias artes de palco, em eventos que transformam varandas e bairros em espaços de performances ao vivo.