Não é que se considere um mundo de homens mas é um facto que o Hip-Hop, neste caso o português, peca pela falta de mulheres. A nível de consumo, os níveis deverão andar equilibrados, mas as mulheres protagonistas neste mundo são escassas. Um dos nomes que veio para contrariar a tendência é a Nenny.
Este jovem talento de Vialonga lançou no início de março o primeiro EP, com o nome de Aura. São 9 faixas originais que formam um projeto com muita qualidade que apontam para Nenny como um elemento prodigioso do Rap nacional.
A primeira música a ser lançada foi “Sushi”. Já com um ano e 12 milhões de visualizações no Youtube, a faixa de apresentação de Nenny foi um autêntico sucesso. Por cima de beat de Trap mostrou-se ao mundo numa faceta mais “agressiva” com um flow viciante e rimas bem conseguidas. Os ouvintes deste género musical deram por si com o refrão da música na cabeça, tornando obvio que Nenny foi recebida com muito entusiasmo pela comunidade.
Quando parecia que tinha nascido uma jovem figura do Trap, Nenny lançou “On You” e a surpresa foi generalizada. Numa mistura de Pop e Soul, a artista mostrou a sua voz da forma mais genuína e provou que o seu talento ultrapassa géneros.
É comum, no meio do Hip-Hop, surgirem algumas músicas mais sentimentais, mesmo provenientes dos artistas que supostamente apresentam líricas mais “agressivas”. Neste primeiro projeto, Nenny já mostrou essa faceta.
“Dona Maria” é uma faixa dedicada à mãe da artista. São relembrados os momentos difíceis pelos quais passaram e Nenny conta os momentos de sofrimento da sua progenitora e agradece. A mensagem é forte e quando conjugada com o instrumental e a voz da artista, nasce uma das melhores músicas dos últimos tempos no Hip-Hop nacional.
Mais parecida com a Nenny de “Sushi” é a faixa “21”. A artista volta à vertente de Trap mais clássica para marcar o seu lugar no meio musical. O seu flow encaixa perfeitamente no beat completando assim mais uma bela faixa neste Aura.
Outro sucesso já consolidado de Nenny é o tema “Bússola”. Transmite uma vibe muito positiva, com um instrumental com influências latinas e uma batida que convida a dançar. A própria letra também da voz à ideia de emancipação que a artista quer transmitir, dizendo “f*** a tua bússola” pois não precisa de dedos a apontar o caminho certo. Dentro do mesmo registo podemos também enquadrar o tema “+351 (call Me)”.
“Lion” é um tema que reflete a influência das origens da artista com melodias e musicalidades que remetem para o continente africano. É uma música alegre com uma letra que transmite uma mensagem positiva.
É o seu primeiro projeto e, como tal, o balanço é extremamente positivo. Nenny mostra-se ambiciosa, versátil, talentosa e marca assim o seu lugar na lista de futuras estrelas da música portuguesa.