A Comissão Política do PSD Braga refletiu sobre os projetos aprovados no parlamento em fevereiro.
Debater a eutanásia e as complexidades asseguradas foi tema de debate, esta terça-feira, no Hotel Mercure. A iniciativa partiu da Comissão Política do PSD Braga e contou a presença de Ricardo Baptista Leite (vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD), Paulo Baldaia (jornalista e comentador político) e Hugo Soares (presidente da Concelhia do PSD).
“Organizamos este debate acerca de um tema que considero ser absolutamente pertinente do ponto de vista público, mas também do debate político e do debate partidário”, afirma Hugo Soares. Também sublinhou que é “da responsabilidade dos partidos” organizarem eventos semelhantes, não só dedicados a militantes do partido, mas também “a qualquer cidadão que queira participar ou queira estar no debate”.
Foram oferecidas várias perspetivas quanto o assunto, havendo o próprio questionamento por parte de Ricardo Baptista Leite questionando se a pessoa que pede o suicídio assistido é autenticamente livre. O mesmo diz querer saber se “uma pessoa em sofrimento extremado perante o Serviço Nacional de Saúde, que não lhe oferece os cuidados mínimos e necessários para inferiorizar seu sofrimento, é uma pessoa verdadeiramente livre”.
Em um comunicado, divulgado pelo Correio do Minho, o PSD relembrou que este evento está inserido no conjunto de iniciativas do PSD Braga, que pretende trazer a discussão política e social que afeta os cidadãos.