Estão a ser organizadas diferentes iniciativas para se festejar o 24 de junho em segurança.
O cancelamento das festividades do São João de Braga foi confirmado nesta tarde de segunda-feira, dia 30, pela Associação de Festas através de um vídeo publicado nas redes sociais. O evento, que tinha data marcada para os dias 15 a 24 de junho, não vai acontecer devido à pandemia de Covid-19.
Em comunicado, o presidente da Associação de Festas do São João de Braga, Firmino Marques, considera que a decisão do cancelamento foi “difícil” mas “inevitável” tendo em conta o estado de emergência nacional.
“Com as nossas responsabilidades, enquanto organizadores de uma festa dedicada a São João e vivida intensamente pelo povo, nunca poderíamos pôr em causa a salvaguarda da saúde de cada bracarense e visitante, daí que esta, apesar de difícil, ter sido uma decisão ponderada e recomendada pela situação imprevisível que vivemos atualmente”, refere Firmino Marques.
A organização garante ainda que “as festas regressarão e serão vividas como habitualmente de forma intensa” em 2021. Ainda assim, para este ano, já estão a ser preparadas diferentes iniciativas para celebrar o São João: “Apesar desta adversidade, tudo faremos para no dia 24 de junho assinalar, da forma mais adequada, o dia de São João”, conclui o presidente da Associação de Festas.
O São João de Braga é uma das maiores festas populares do país. O evento conta com cerca de dez mil pessoas envolvidas, 270 horas de programação e 1.7 milhões de visitantes. Também a Braga Romana, que aconteceria entre os dias 20 e 24 de maio, viu a edição de 2020 ser cancelada pelo mesmo motivo.