A opinião de que a competição não deve continuar é praticamente unânime.

A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) revelou no passado dia 11 de março a paragem dos campeonatos nacionais da modalidade. A FPB aguarda agora por uma resposta por parte da FIBA, o orgão europeu da modalidade vai se reunir a 15 de abril para discutir a continuidade dos campeonatos europeus.

Embora um adiamento pudesse permitir a conclusão de algumas provas nacionais, caso o Coronavírus venha a estar sob controlo, a maioria dos clubes da Liga Placard declarou ao jornal desportivo O JOGO que a prova deveria ser terminada imediatamente. A imprevisibilidade da situação e a aplicação das medidas de estado de emergência são algumas das razões dadas pelos responsáveis.

Num inquérito aos clubes da Liga Placard, o diretor desportivo do Vitória SC, Paulo Cunha, assumiu que “sem treinar, os jogadores não estão no máximo e acaba por ser uma competição não tão séria. A decisão do título é um aspeto importante, mas, na fase atual, todos compreenderiam se não houvesse um campeão”. Paulo Cunha referiu ainda que a Liga LPB Placard não iria ser tão apelativa, uma vez que “os atletas a meio da época tiveram uma paragem sem se poderem preparar.”

Contudo, há ainda equipas, como é o caso do Sporting CP, SL Benfica, FC Porto e Oliveirense que declararam ao jornal desportivo a intenção de retomar as competições, caso haja possibilidade. A FPB declarou que, até a data de paragem, as classificações não servem para atribuição do título, que seria conquistado pelos leões, admitindo a possibilidade de o atribuir num formato alternativo.