A Câmara de Guimarães facultou tablets a alunos do 1º ciclo do concelho. Os 500 tablets vão ser distribuídos através de um mecanismo estabelecido entre as escolas e as famílias.

O município de Guimarães vai ceder equipamento informático a alunos do município que não apresentam as ferramentas necessárias para ter aulas em casa. De acordo com o comunicado da Câmara Municipal, os dispositivos vão ser entregues “aos alunos do 1º ciclo que não têm equipamento tecnológico, tendo em linha de conta as medidas anunciadas pelo Governo no âmbito do ensino à distância para o 3º período escolar.”

Para os alunos que não apresentam nem dispositivos eletrónicos nem internet, “estão a ser adquiridos mais 500 equipamentos com acesso à Internet”. Desta forma, ficará resolvido no imediato a questão dos alunos do 1º ciclo, no âmbito das competências da Educação na Câmara de Guimarães.”. Relativamente aos alunos do 2º e 3º ciclo, estão a ser estabelecidos contactos para que todos consigam aceder aos meios necessários para terem aulas.

“Estas medidas resultam do levantamento efetuado pelas escolas do concelho, sendo que 20% dos alunos do 1º Ciclo não têm equipamento e 10% dos alunos não têm acesso à Internet. No caso do ensino secundário apenas 10% dos alunos não têm equipamento tecnológico e 5% não têm acesso à Internet.”