Equipas da I Divisão reuniram-se e pretendem, por unanimidade, dar por terminada a época desportiva.
Os 14 clubes do Campeonato Placard Andebol 1 estão a preparar um comunicado para a Federação de Andebol de Portugal (FAP), informando que, em conjunto e de forma unânime, querem terminar já a temporada. Entre os 14 clubes está a equipa minhota do ABC/UMinho, que se encontrava na sexta posição da tabela classificativa.
Segundo o jornal O Jogo, no documento que está a ser preparado, os clubes fazem propostas concretas relativas não só a esta temporada afetada pela covid-19, mas também para a próxima temporada. Todos os clubes estão de acordo quanto ao final imediato do campeonato sem campeão, embora esta seja uma das questões mais sensíveis. Todavia, as decisões não deverão ser já assumidas pela FAP, pois há questões legais que devem ser discutidas e esclarecidas pela Federação Europeia (EHF).
Outra das decisões está relacionada com a questão das descidas de divisão. Os clubes vão propor que não haja qualquer despromoção, mantendo-se as 14 equipas desta temporada, eventualmente com mais duas da II Divisão, pelo que a prova, em 2020/21 poderia ser disputada por 16, descendendo quatro nesse ano e subindo apenas duas.
Esta é uma das situações não totalmente definidas, assim como o modelo competitivo, caso se confirme a ascensão de duas formações do escalão imediatamente abaixo. Contudo, há quem defenda um prova com apenas uma fase a duas voltas, como no futebol e hóquei.
Todas estas propostas, na sua maioria, vão ao encontro do que a direção da federação já tinha pensado, mas não poderão ser já oficialmente assumidas, pois é necessário conhecer questões do foro jurídico da EHF, entidade que tutela a modalidade na Europa.