Novo presidente quer reforçar relações e garantir a representação de todos os Geógrafos.
António Bento Gonçalves, diretor do curso de Proteção Civil e Gestão do Território, foi eleito Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos (APG). É o primeiro docente da UMinho no cargo e diz que “é uma honra”. Em entrevista ao ComUM explica que os objetivos deste mandato são um maior diálogo entre geógrafos e tornar a APG um interlocutor juntos das entidades empregadoras.
Em 2016 surge o convite de José Alberto Rio Fernandes, professor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto para integrar a Direção da APG, da qual Bento Gonçalves fez parte nos últimos dois mandatos. O pedido de uma candidatura à presidência foi feito por membros da ex-Direção, que já tinham concretizado um conjunto de iniciativas com o professor da UMinho, “dando assim continuidade ao trabalho” até aí realizado. “Depois de ponderar e conversar com alguns colegas, que me acompanham atualmente na Direção, decidi aceitar”, confessa.
O recente presidente explica que a atual situação de pandemia “é um desafio acrescido”. “Nesse contexto iremos garantir uma constante comunicação, através da regular atualização do sítio eletrónico, da constante dinamização da página de Facebook e da difusão regular e atempada da newsletter. Criar uma página no Twitter e assegurar o maior número de seguidores possível”.
A Associação está então mais presente online, nomeadamente no website www.apgeo.pt. Pode seguir-se a atualização dos números da pandemia da Covid-19 no país, com dados gerais e por concelho, mapas de cores e curvas da evolução.
António Bento Rodrigues declara também que pretendem fortificar a aposta na modernização da APG com a implementação de uma plataforma online de gestão de associados. “Iremos, muito em breve, assinar um protocolo de cooperação com a ESRI (Environmental Systems Research Institute), que vai permitir à APG dispor de um conjunto de novas ferramentas de apoio à gestão e apoio dos seus associados”.
Neste mandato de 2 anos, a nova presidência conta conseguir lançar dois livros por ano da coleção “Geografia e Geógrafos”, consolidar o Prémio Nacional de Geografia, as Olimpíadas de Geografia e a Noite de Geografia. Pretende também apoiar a organização em 2021 do Congresso Ibérico da Geografia (Salamanca) e do Congresso da Geografia Portuguesa (Coimbra).
Além disso, Bento Gonçalves mostra que a principal prioridade vai ser a “valorização da Geografia e o reconhecimento da utilidade social dos geógrafos e das suas atividades profissionais”. Também “promover e dinamizar” a Associação Portuguesa de Geógrafos, de forma a que todos “se sintam representados, consolidar a sua internacionalização, premiar a investigação e o ensino”
A APG, que já tem mais de 33 anos de existência, pretende ainda promover protocolos com entidades congéneres dos PALOP, oficializar a sua presença na Associação Europeia de Sociedades Geográficas e afirmar a representação lusa na União Geográfica Internacional.