Em 1984, os U2 lançaram o quarto álbum de estúdio – The Unforgettable Fire. Aclamado por uns e criticado por outros, este disco foi um ponto de viragem no estilo dos irlandeses. Outrora virados para um estilo mais “rockeiro”, o grupo sentiu a necessidade de inovar. Assim, optaram por uma via mais experimental e lírica, o que não caiu bem a todos os fãs.
São 10 as faixas que compõem The Unforgettable Fire. Com pouco mais de 40 minutos de música, o álbum arranca com “A Sort Of Homecoming”. Algumas das diferenças mais claras em relação a projetos anteriores são imediatamente audíveis nesta faixa.
Para começar, a bateria tem um beat mais leve, em comparação ao estilo das obras anteriores. A sonoridade da guitarra sofre também algumas mudanças, oferecendo uma melodia melancólica. As vocals de Bono, no entanto, mantiveram-se iguais a si mesmas. Com tantas diferenças, e sem nunca perder a sua identidade, estava dado o mote ao novo álbum.
“Pride: In The Name Of Love” é a segunda faixa. Primeiro single do disco, é ainda hoje considerada uma das maiores obras da banda de Dublin. A música originou alguma tensão entre a banda e a equipa de produção, que não gostava da canção. Assim, para Bono Vox, a música acabou por sair como um “esboço inacabado”.
Mesmo assim, conquistou um lugar na História do Rock, com um lugar na lista das 500 músicas que moldaram o Rock. A batida mexida numa melodia única conferem a esta faixa uma beleza muito especial. Mais especial fica ao saber que a letra foi escrita em homenagem a Martin Luther King Jr, que lutou “em nome do amor”.
Numa onda mais calma, “The Unforgettable Fire” foi a música que deu nome ao disco. Trabalhada em casa de Bono, tem um registo diferente das canções anteriores. Mais parada, tem um forte sentimento de saudade a si associada, segundo a própria banda. Foi o segundo single do álbum, alcançando o top 10 do Reino Unido.
Já na metade final das músicas, temos “Bad”. Também esta faixa, a par de “Pride”, gerou tensões entre a banda e a equipa de produção, pelos mesmos motivos. Assim, foi igualmente classificada pelo vocalista irlandês de “esboço inacabado”. Mesmo assim, acabou por ser dos maiores sucessos de sempre da banda. A letra fala-nos do consumo de heroína num tom calmo. A música alia a voz harmoniosa de Bono com a bateria em crescendo, bem como a guitarra rítmica, o que permite um “build up” musical.
Diferente daquilo a que nos haviam habituado, The Unforgettable Fire é um dos melhores projetos dos U2. Ao mesmo tempo, diria até que consegue ser um dos álbuns mais subestimados do Rock.
Artista: U2
Álbum: The Unforgettable Fire
Editora: Island
Data: 1 de Outubro de 1984