Mais Antigo é o nome do projeto que Bispo lançou no passado mês de março. Este álbum com 13 faixas e ó 4º projeto de estúdio do artista e contém tudo aquilo que o define: família, amigos, sentimento, mensagem e muito e bom Hip-Hop.

O artista sempre se mostrou muito ligado às pessoas que o rodeiam e este álbum vem mostrar isso, uma vez mais. Letras sentidas, com destinatários bem definidos numa partilha de amor e amizade e, claro está, a eterna ligação às origens com o famoso 2725.

rimasebatidas.pt

O projeto conta com temas produzidos por FRANKIEONTHEGUITAR, Day, Lazuli, Holly, Dminor e benji price que “construíram” boombaps simples e sóbrios. De uma forma inconsciente, os instrumentais nas músicas do Bispo passam sempre para um segundo plano pois o foco é muito mais intenso na mensagem e nas palavras que transmite.

O álbum abre com o tema “Sobre Mim”. Funciona como uma introdução ao álbum mas também aquilo que é carreira de Pedro Bispo hoje. O rapper fala do momento em que saiu de casa e das dificuldades que daí resultaram, tudo isto em busca de um futuro melhor e, se possível, realizando o seu sonho.

Um dos muitos temas viciantes deste projeto é a música “Sem Limite”. Consiste numa mensagem do artista para o público em geral. Uma carta de motivação onde Bispo promete trabalho e dedicação para chegar o mais longe possível em termos de sucesso.

O instrumental do tema “Não Tou Sozinho” é algo de extraordinário. Transmite tranquilidade e melancolia e claro que encaixa de forma perfeita com a voz do rapper que, em cima do instrumental fala de alguns episódios da vida, de desilusões e lembra aqueles que estão ao seu lado em todos os momentos da vida.

Nós2” e “Essa Saia” já eram êxitos consolidados antes do lançamento do álbum na íntegra. Contam com 16 e 9 milhões de visualizações no YouTube, respetivamente. Na primeira, Bispo contou Deezy para o refrão. E que refrão! O lado romântico dos rappers fluiu da melhor maneira possível e o resultado é algo espetacular. Bispo mostrou delicadeza e, ao mesmo tempo, grande solidez nos versos, mas é obrigatório dar um grande destaque ao papel de Deezy na música. A voz, a melodia e a energia que o rapper emprestou ao tema são de uma qualidade notável.

Essa Saia” segue o mesmo género, desta vez com Ivandro a assumir o refrão que é o ponto alto da música. Dono de uma bela voz e um futuro promissor, Ivandro mostrou-se em alta neste tema. Pelo seu lado, Bispo surgiu mais uma vez com o seu romantismo nobre e extremamente respeitador para com a figura feminina, um género pouco comum no Hip-Hop.

Neste álbum há duas músicas que são referencias a outras faixas mais antigas do artista. Em 2015, no EP Desde a Origem, Bispo apresentou a faixa “Lembra-te”. Este tema, que é uma mensagem para a pessoa com quem partilhou uma relação que chegara ao fim, foi um sucesso. 5 anos depois, é o próprio Bispo que diz “Lembrei-me” e que, nesta música romântica e melancólica, fala dos seus sentimentos  acerca dessa mesma relação terminada. O instrumental deste tema merece também destaque. Parte de uma guitarra que automaticamente marca a vibe do tema, juntamente com uma batida muito lenta e suave.

Em todas as faixas há uma dose de sentimento colocada pelo artista. No entanto, podemos considerar que o expoente máximo desse afeto vai para a música “Aviola II”. Como o nome indica, é a segunda música com este título, com esta mensagem, este amor, e esta destinatária que é a avó do artista. Este tema é, como o nome indica, o seguimento da “Aviola” que está presente noutro projeto do artista.

Outra colaboração deste álbum junta Bispo e Piri. Os dois rappers colaboram no tema “Verdadeiro” que fala precisamente de amizades que têm a sorte de contar com essa característica. Tem uma musicalidade mais poderosa, contrastando com a maioria das faixas do projeto.

A vertente mais típica do Rap também tem lugar neste álbum. “Turbulência” conta com um beat de Trap, letra mais agressiva e um flow rápido por parte de Bispo. Obviamente não é a área pela qual Bispo é mais conhecido, mas serve para mostrar versatilidade.

Bispo fecha o álbum resumindo a carreira e a vida numa palavra: “Abençoado”. O rapper diz-se recompensado pelo trabalho duro e dá graças por estar hoje onde está. O dia-a-dia na estrada, as multidões a cantar as suas músicas e o facto de fazer da música vida levaram o rapper a terminar o projeto em forma de agradecimento.

Será obviamente um dos melhores projetos de 2020, Bispo mostrou a sua magia sendo  tão diferente de uma forma básica. A humildade que transmite nas músicas é uma perspetiva cada vez menos comum neste meio do Hip-Hop. Nunca esquecendo a família, os amigos e acima de tudo as origens, Bispo eleva esta arte para uma dimensão mais afetuosa e sentimental.

A energia que transmite este álbum é perfeita para se receber na solidão, a ouvir as mensagens de Bispo bebendo um copo de vinho. Por falar em vinho, diz-se que quanto mais velho melhor é… então não será por acaso que Bispo é o Mais Antigo.