A iniciativa conta com colaboração da UMinho, da Segurança Social, do ACES do Alto Ave e do Hospital Senhora da Oliveira.
O Município de Guimarães está a realizar testes de despiste da Covid-19 a todos os utentes e funcionários dos lares do concelho. Esta prioridade foi afirmada no início da pandemia e, desde então, foram já efetuadas centenas de testes. Como resultado de uma parceria da Segurança Social, ficarão concluídos os testes a todos os funcionários até ao final da próxima semana.
O Pavilhão Multiusos abriu lugar para uma primeira Unidade de Rastreio que conta com a realização de uma centena de testes por dia, em articulação com a Unilabs e a ARS Norte. O antigo edifício da estação da CP acolherá também mais uma Unidade de Rastreio da Covid-19, na próxima semana. Este é o resultado do protocolo efetuado com a Escola de Medicina da Universidade do Minho e o Hospital Senhora da Oliveira.
Esta iniciativa decorre há algumas semanas. Mesmo na altura mais complicada devido à ausência de testes disponíveis, a Câmara Municipal de Guimarães assegurou os requisitos dos lares. Em parceria com a Cruz Vermelha, a Segurança Social e o ACES do Alto Ave estão a efetuar testes nas instituições, nomeadamente aos utentes e funcionários assintomáticos.