Com o nome de “Camião da Esperança”, a unidade móvel vai percorrer várias cidades e vilas do interior do país, com a finalidade de realizar testes de despiste à Covid-19
Vai circular, a partir da próxima quinta-feira, uma unidade móvel de informação e rastreio para o Coronavírus pelo interior do país, de forma a realizar testes de despiste ao vírus. A iniciativa chama-se “Camião da Esperança” e tem como objetivo “aumentar o número de testes em comunidades com problemas de mobilidade”, anuncia a KPMG, umas das organizações parceiras, em comunicado.
O camião vai percorrer várias cidades e vilas do interior do país, contando com o apoio de médicos, enfermeiros, técnicos administrativos e uma equipa de limpeza. A unidade móvel vai ter o equipamento necessário para a realização dos testes aos habitantes e vai dispor de duas salas de observação, áreas reservadas de controlo e instalações sanitárias.
De acordo com o comunicado, o camião “está preparado para a realização de cerca de uma centena de testes diários, com a expectativa de divulgação de resultados em 48 horas”. A KPMG menciona, ainda, que “o tempo médio de circulação do Camião da Esperança em cada localidade é de um dia”.
Os testes de despiste vão ser comparticipados pelos municípios que, em conjunto com as autoridades de saúde, definem os casos prioritários para testagem. A iniciativa é promovida pela KPMG, pela Galp Energia, pela Unilabs, pela Mundipharma, pela Planetiers World Gathering, pela GlobalSport, pela TVI e pela Rádio Comercial, e tem o apoio do Ministério da Saúde, da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e da ARS do Centro.