A medida procura ajudar os vimaranenses a regressarem à atividade após o período de confinamento.
Foi anunciado, esta segunda-feira, pela autarquia, que a Câmara Municipal de Guimarães vai avançar com a aquisição de 200 mil máscaras. Juntamente com as Juntas de Freguesia, a oferta do material de proteção vai ter como principais destinatários os estabelecimentos comerciais, os transportes públicos e as escolas.
Nos estabelecimentos de ensino, não só os professores e os funcionários vão ter de utilizar as máscaras distribuídas, como também os alunos do 11º e do 12º ano, uma vez que, de acordo com a previsão do Governo, podem retomar a atividade letiva no início de maio.
A vice-presidente da autarquia, Adelina Paula Pinto, esclarece que é necessário “convencer os vimaranenses que a saída à rua tem um preço e que esse preço passa pela utilização de máscara”. Afirma ainda que “não vão faltar máscaras aos vimaranenses para usarem em contexto social”.
A medida da autarquia passa pela disponibilização de máscaras reutilizáveis e laváveis, alertando para a questão da economia circular, da reutilização e de questões financeiras. Adelina Paula Pinto menciona que “seria incomportável para qualquer um de nós usar uma máscara e deitar fora e a seguir sair novamente e ter que voltar a pegar noutra”.
Para além das máscaras, que vão ser adquiridas a empresas e fornecedores do concelho, vai ser distribuído um panfleto explicativo acerca do modo como este material deve ser colocado, as circunstâncias em que deve ser utilizado, bem como o procedimento mais adequado para a sua lavagem e respetiva reutilização.