Na opinião do autarca, um dos testes cruciais vai ser a resistência dos empresários.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, acredita ser possível voltar ao nível de dinamização económica e turística que a cidade vivia até à chegada desta pandemia. Em declarações à RUM esta quinta-feira, Ricardo Rio mostrou alguma esperança de “voltarmos ao patamar de dinamização económica e turística que se verificava até ao início desta pandemia”.

“Pode haver práticas e cuidados adicionais que cada um terá que ter, individualmente e coletivamente”, refere o autarca. Para Ricardo Rio o desafio “difícil” é “como resistir até ao momento de retoma”. Assumindo que, quanto mais esta crise se prolonga, maiores vão ser os riscos, o presidente da Câmara Municipal de Braga acredita que as propostas de dinamização económica para o futuro “são as medidas, para lá da componente social e de saúde pública, que têm que ser trabalhadas neste momento”.

O presidente do município bracarense considera que este é, também, “um período muito propenso à criatividade ligada à dimensão digital no sentido de tentar manter os pequenos negócios em atividade e dar-lhes uma fonte de rendimento no imediato para arcar com as consequências desta crise”.

Entretanto começam a aparecer projetos pioneiros, nomeadamente de serviços de bens que possam ser prestados pelas empresas. Ricardo Rio dá o exemplo de um cheque-consumo para ajudar os comerciantes “em que o cidadão pode adiantar o valor da sua compra e reavê-lo no futuro por um valor superior”.