Os testes de despiste à covid-19 destinam-se aos alunos do 11.º e 12.º anos e vão ser feitos no primeiro dia de regresso às aulas.

Aquando da retoma das atividades letivas, apontada para dia 18 de maio, Vizela vai efetuar testes serológicos aos alunos do 11.º e 12.º anos de escolaridade. Segundo Vítor Hugo Salgado, presidente da Câmara, a data pode sofrer ajustamentos em caso de mudanças no calendário letivo.

O objetivo da medida é “prevenir o contágio na comunidade escolar” e consiste em fazer “testes serológicos rápidos” que mostram “os resultados em cerca de 15 minutos”, explicou em declarações à Lusa. Contam com 91% de precisão e indicam se a pessoa está contaminada ou se possui já com algum tipo de imunidade.

Para a realização do teste, os encarregados de educação terão de dar autorização através de uma declaração escrita. Os resultados serão comunicados aos pais e/ou às escolas, mediante a indicação prévia dos encarregados de educação num formulário específico. Os testes vão ser administrados por uma equipa composta por um enfermeiro e um técnico de saúde. Em colaboração com os estabelecimentos de ensino, percorrerão as duas escolas do concelho.

Na estimativa, refere o autarca, consta que serão testados 265 alunos, 61 professores e 112 funcionários. A par dos testes, serão também distribuídas máscaras à comunidade estudantil, aos docentes e aos funcionários. Segundo Vítor Hugo Salgado, as máscaras são “essencialmente uma medida preventiva” visando a minimização da propagação do vírus.

Em Vizela verificam-se, atualmente, 95 casos de contaminação. A autarquia adianta ainda que pagará metade dos custos aos comerciantes do concelho que queiram submeter-se ao teste.