Artistas e escolas de música unem-se na distância, transformando as redes sociais num motor da cultura.

Vários eventos online têm sido organizados em contexto nacional para combater o isolamento social. O Festival #EuFicoEmCasa, que contou com 77 artistas, o Festival Reggae em Quarentena, com mais de 60 artistas convidados e, numa vertente mais cómica, o Festival Rir em Casa, que levou às gargalhadas mais de um milhão de pessoas, são exemplos de espetáculos que transformaram as redes sociais em novos palcos de cultura.

Os tempos caseiros levam também a que escolas de música iniciem aulas online, numa forma de contornar os obstáculos do isolamento social e distância de segurança. A adaptação virtual é uma forma de garantir a continuidade do ensino e de assegurar que as portas continuem abertas a novos alunos que se inscrevam online.

A NuguelMusic, escola de ensino musical localizada em Braga, não parou nem suspendeu as aulas em tempos pandémicos. Tal como muitas outras empresas, o ensino à distância foi a solução encontrada. Ao ComUM, Bruno Oliveira, professor na escola de música bracarense, confessa que “todos os alunos têm gostado das aulas online” e que se tem verificado um crescimento de inscrições desde do inicío da quarentena. Os professores têm feito “um esforço incrível” para que as aulas cheguem “ao maior número de alunos possível”. Curiosamente, os pais dos alunos têm “pedido para aderir às aulas online para puderem praticar com os filhos”, acrescenta.

A NuguelMusic encontra nas redes sociais uma “nova valência de ensino”, que se tem mostrado produtiva e eficaz. Os diretos no Instagram e no Facebook são uma aposta cada vez maior, permitindo o acesso geral a aulas grátis.

Pelo país, várias iniciativas musicais têm levado a música aos internautas. Gonçalo Pedro, membro da organização do Festival Reggae em Quarentena, revela ao ComUM que o evento “surgiu após a população ser obrigada a ficar em casa”, numa tentativa de tentar “apaziguar a dor” e mostrar “para o exterior que o reggae está mais unido do que nunca em busca de uma mensagem mais positiva”. Gonçalo Pedro considera ainda que “qualquer iniciativa que alimente uma mensagem positiva é importante em qualquer panorama”.

O país tem somado várias iniciativas culturais nas últimas semanas, desde música, teatro ou visitas virtuais a espaços artísticos. Já a nível internacional, realizar-se-á neste sábado, dia 18 de abril, o espetáculo solidário One World Together at Home, que reune músicos de todos os cantos do mundo. A stream digital estará disponível em várias plataformas como Youtube, Facebook ou Prime Video, pelas 19h.