Braga para Todos apela a Ricardo Rio que Braga precisa de políticas claras e eficientes na luta contra a Covid-19
O movimento cívico Braga para Todos lançou uma petição, após apelo público a pedir ao Município de Braga que utilize o dinheiro dos eventos cancelados na luta contra a pandemia provocada pela Covid-19 para a compra de material de proteção individual e ventiladores. Elda Fernandes, membro do movimento, afirma que “há várias associações a fazer angariações e a Câmara pode e deve ajudar”.
Elda Fernandes reconhece que, apesar de Ricardo Rio estar a pensar no melhor para a cidade, “o melhor não é apenas testes”. Segundo a representante do Braga para Todos, “o material de proteção individual é necessário em várias frentes, tal como ventiladores”
“Braga gasta milhões em festas e dizer que o valor vai para questões logísticas é o mesmo que dizer nada. Ricardo Rio gere dinheiro público, não o seu”, alega Elda Fernandes. O Braga para Todos critica, ainda, a colocação de uma iluminação em formato de arco-íris no Picoto por parte do Presidente da Câmara de Braga, afirmando que “mostra a sua fragilidade política que se baseiam em ações de marketing mal calculadas”.
O movimento faz, ainda, um último apelo ao autarca para acompanhar de perto o material que chega ao Hospital de Braga, verificando se não existem desvios para outros hospitais e cidades, como acusam outros municípios e iniciativas independentes. O Braga para Todos declara que Ricardo Rio parece não estar atento a esta situação, afirmando que “a DGS se falha, tem que ser alertada pelo poder local”.
A petição “Vamos usar o dinheiro das festas de Braga para comprar ventiladores” conta já com mais de 600 assinaturas.