Desportos individuais regressam dia 4 de maio, futebol só no fim do mês.

O governo comunicou, esta quinta-feira, que o principal campeonato de futebol regressa a 30 e 31 de maio. Antes da comunicação de António Costa já Siza Vieira, ministro da Economia, tinha dito que “no final do mês, poder-se-á retomar a competição profissional na primeira liga de futebol”. A Taça de Portugal também se vai poder jogar.

Sendo assim, as cinco equipas minhotas presentes na Liga NOS deverão começar a progredir os treinos para, posteriormente, conseguirem juntar todos os jogadores na mesma sessão. Até agora apenas o SC Braga já treinou, o FC Famalicão e o Vitória SC anunciaram o regresso para a próxima segunda-feira, dia 4, e agora tanto o Moreirense como o Gil Vicente deverão anunciar também o regresso aos treinos.

Na conferência de imprensa, o Primeiro-Ministro afirmou que o reínicio da Liga NOS está ainda sujeito à aprovação por parte da Direção Geral de Saúde e será feita uma avaliação dos estádios para perceber se reunem “todas as condições necessárias para a competição ser retomada”. António Costa anunciou ainda que, independentemente do estádio, os jogos vão ser feitos “à porta fechada, sem público nas bancadas”.

A prática de desportos individuais ao ar livre, sem utilização de balneários nem piscinas, será possível já na segunda-feira, dia 4 de maio.