As quatro modalidades contaram, no total, com nove equipas minhotas na época 2019/2020.

As Federações de Andebol, Basquetebol, Patinagem e Voleibol anunciaram, esta quarta-feira, através de um comunicado conjunto, o final antecipado dos respectivos campeonatos séniores, sem a atribuição do título de campeão nacional. A participação nas competições europeias da próxima época, será feita de acordo com as classificações atuais.

O ABC/UMinho é a única equipa minhota a competir no principal escalão de andebol e tinha-se apurado para a fase final da competição. O basquetebol conta também com apenas um clube minhoto: o Vitória SC. A turma vimaranense vê a época terminar no quinto lugar da tabela classificativa.

Já o hóquei, a modalidade com mais representação minhota, contava com a participação de quatro clubes. O OC Barcelos ocupava o quinto posto, seguido do HC Braga, no sexto lugar. O Riba d’Ave era o clube que aparecia a seguir, no nono posto, e a Juventude de Viana era o atual detentor do 11º lugar.

O Vitória SC, o Famalicense e o VC Viana eram os clubes da região minhota a disputar o Campeonato Honda. Ocupavam, respectivamente, o sétimo, 11º e 12º lugares da tabela classificativa.

O comunicado informa ainda que não vão haver descidas de divisão, “exceto no caso da Federação de Patinagem e nos casos em que as Federações já tenham comunicado a perda de direitos desportivos”.

Quanto às subidas de divisão, “haverá competições de apuramento em todos os níveis competitivos, exceto nos casos em que as federações já tenham comunicado a atribuição de direitos desportivos”, sendo que essas competições irão ser realizadas no início da próxima época.