Emma Watson, que conhecemos desde criança, chega esta quarta-feira, dia 15 de abril, à faixa dos 30 anos. Com esta idade, já participou em cerca de 20 filmes, dos quais oito fazem parte da saga Harry Potter. Tem mostrado também a sua preocupação com causas relacionadas com os direitos humanos e da mulher.

Nasceu em Paris, cidade onde viveu até aos cinco anos. Os pais, Chris Watson e Jacqueline Luesby, divorciaram-se. A separação significou mudar-se para Oxfordshire, na Inglaterra. Aos seis anos descobriu a vontade de ser atriz. Iniciou então estudos de canto, teatro e dança na Stagecoach Theatre Arts, em paralelo com as aulas na Headington School.

Emma Watson em Harry Potter e a Pedra Filosofal

A oportunidade de seguir a sua profissão de sonho surgiu em 1999, com as audições para Harry Potter e a Pedra Filosofal, da saga de livros da escritora britânica J.K. Rowling. Após fazer a audição, conseguiu o papel de Hermione Granger. Gravou então em conjunto com Daniel Radcliffe e Rupert Grint, que completam o icónico trio da saga. Esta foi a grande estreia de Emma Watson, com apenas nove anos, e o seu desempenho valeu-lhe muitos elogios.

À medida que os filmes foram estreando, a atriz ganhava cada vez mais amor por parte dos “potterheads”, pela forma genial como interpretava a sabichona Hermione Granger. Depois de Harry Potter e a Ordem da Fénix (2007), era uma atriz bem-sucedida e foi classificada como a sexta adolescente mais rica pela Forbes, em 2010. Chegou a admitir que detinha de uma riqueza que lhe iria permitir não trabalhar o resto da sua vida.

Contudo, chegou a altura de ir para a universidade. À semelhança da personagem que interpretava, Emma Watson era também uma excelente aluna. Com isto, surgiram dúvidas sobre a participação em Harry Potter e o Príncipe Misterioso (2009). Porém, Hermione Granger já fazia parte da sua vida, pelo que decidiu assinar o contrato para os restantes filmes.

As Mulherzinhas

Uma carreira pós-Harry Potter emergiu com As Vantagens de Ser Invisível (2012). Mais recentemente, protagonizou a adaptação live-action do filme Bela e o Monstro (2017). Participou ainda em O Círculo (2017) e As Mulherzinhas (2019), junto de um elenco de excelência.

Fora das câmaras e dos ecrãs, a britânica mostra preocupação com a sustentabilidade ambiental e os direitos das mulheres. Em 2009, trabalhou com a People Tree, uma marca de roupa de comércio justo que ajuda famílias a saírem do limiar da pobreza. Dentro dos direitos das mulheres, representa a Camfed International, organização que ajuda raparigas de zonas rurais africanas a ter acesso a educação. Participa também na campanha HeForShe, desde 2014, altura em que foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da agência ONU Mulheres.

Emma Watson mostrou, desde criança, força para lutar pelos seus objetivos. Tanto nas suas personagens, como nas causas que apoia, percebemos que existe um lado humano e adorável na atriz. Com os 30 anos completados, só podemos esperar mais trabalhos geniais da sua parte.