Kristen Stewart completa esta quinta-feira, dia 9 de abril, 30 anos. A atriz nasceu em 1990 em Los Angeles e, com mais de 40 participações em filmes, desde uma “Ring Toss Girl” a Joan Jett, a artista preenche os grandes ecrãs há 21 anos.

Kristen Jaymes Stewart cresceu lado a lado com a indústria cinematográfica. O seu pai, John Stewart, era gerente de palco e produtor televisivo. Por sua vez, Jules Mann-Stewart, a sua mãe, era supervisora de guiões e, esporadicamente, diretora.

Kristen Stewart em Twilight

Apesar do seu amor pelo mundo do cinema e da escrita, a americana nunca ponderou ser atriz. Numa das suas inúmeras entrevistas, admitiu: “nunca quis ser o centro das atenções – não era essa criança que queria ser famosa e queria ser atriz. Nunca quis representar, mas sempre pratiquei o meu autógrafo, porque amo canetas”. No entanto, a sua prestação num espetáculo da escola chamou a atenção a um agente. Após um ano de audições, aos nove anos de idade, teve a sua primeira participação numa série do Disney Channel, O Filho da Sereia (1999). Em 2000, estreou-se no filme Os Flintstones em Viva Rock Vegas, enquanto “Ring Toss Girl”.

Os dois anos seguintes da carreira da artista ficaram marcados pelo seu estilo “maria-rapaz” e garantiram-lhe mais tempo de antena. Em Gritos em Silêncio (2001), Kristen Stewart teve a oportunidade de trabalhar com Glenn Close e Dermot Mulroney. Em Sala de Pânico (2002), foi nomeada para os prémios de Young Artist e Melhor Atriz Principal Jovem numa Longa-Metragem.

Até 2004 deu continuidade à sua participação em thrillers, mas a partir de 2005 alargou-se em termos de géneros cinematográficos. Destacam-se os títulos Gente Estranha (2005), Zathura – Aventura no Espaço (2005), Os Mensageiros (2007), No Mundo das Mulheres (2007), Viver a Vida (2007) e Into the Wild (2007). O último é um dos filmes antigos mais conhecidos da atriz, graças ao qual recebeu três nomeações.

Kristen Stewart em Anjos de Charlie

De qualquer das formas, a saga de filmes mais galardoada na qual Kristen Stewart participou surgiu em 2008, Crepúsculo. A saga é composta por cinco filmes: Crepúsculo (2008), A Saga Twilight: Lua Nova (2009), A Saga Twilight: Eclipse (2010), A Saga Twilight: Amanhecer Parte 1 (2011) e A Saga Twilight: Amanhecer Parte 2 (2012). Graças à sua prestação nestas produções, a atriz arrecadou 36 prémios e sete nomeações.

Em As Runaways (2010), a americana reclamou atenção à sua voz, ao cantar várias músicas que compõem a banda sonora do trabalho. A artista chegou mesmo a admitir o seu amor pela música, mas refere que sempre a considerou intimidante. Até ao momento, a atriz ainda não se arriscou na carreira musical. Contudo, não é uma hipótese a descartar e o público agradece.

De 2013 a 2020, Kristen Stewart fez parte de 16 filmes. Destacam-se O Meu Nome é Alice (2014), Personal Shopper (2016) e Anjos de Charlie (2019). São três filmes com três géneros completamente diferentes. A filha de uma mulher com alzheimer, uma empregada de celebridades esotérica e uma agente secreta. Uma das provas de transformação da artista.