O projeto visa transmitir os testemunhos de representantes locais de todo o mundo, como sinal de esperança em resposta à Covid-19 e ao futuro depois da pandemia.

Ricardo Rio é o primeiro autarca português a participar na iniciativa “Voices of Solidarity”, em resposta a um desafio proposto pelo Fórum de Economia Urbana (UEF). A atividade consiste em juntar autarcas de todo o mundo para construir uma rede de resposta à Covid-19 e uma mensagem de esperança para o futuro. Neste projeto, é ainda feito um apelo à transformação do estilo de vida das múltiplas sociedades ao correr dos 195 países das Nações Unidas, visando um mundo mais sustentável.

O canal “Beacon of Hope” agrega e divulga os diferentes testemunhos dos autarcas dos cinco continentes e conta já com o contributo de cidades como Sevilha, Teerão, Nova Jérsia, Nairobi, Bruxelas e Cidade do México, entre outras.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, existe uma clara “mais valia na colaboração” entre cidades de diversos países, apontando dois motivos. “Primeiro, este é um fenómeno global, a que nenhum território está imune”, pelo que a partilha de experiências entre todos os autarcas “é extremamente útil”. “Segundo, existindo diferentes patamares de ocorrência desta pandemia, é possível aprender com os erros e com as boas iniciativas de quem está numa fase mais avançada”, acrescenta.

O autarca atenta ainda que a inserção do Município de Braga em múltiplas redes internacionais e o estabelecimento de relações bilaterais com cidades de várias escalas e de todos os continentes, tem-se revelado um auxílio importante relativamente aos desafios colocados pela pandemia. Neste sentido, a parceria com a cidade chinesa de Shenyang confirmou-se particularmente útil, tanto a nível de aconselhamento técnico como para a obtenção de vários meios materiais.