O SC Braga é a primeira equipa minhota a regressar aos treinos, no próximo dia 27, após o período de confinamento social. Os minhotos vão ser testados para validar a retoma da atividade desportiva.

Concluído o período de férias em confinamento social que decorre desde 6 de abril, o SC Braga vai regressar aos treinos na próxima segunda-feira, dia 27, sob o regime de um protocolo de retoma que permite a prática desportiva para atletas profissionais.

Este protocolo tem em consideração as recomendações das autoridades sanitárias e garante a todos totais condições de higiene e segurança em toda a Cidade Desportiva, que passa a ser a estrutura de trabalho da equipa minhota.

O SC Braga vai ainda proceder, esta sexta-feira, ao rastreio de todos os atletas e funcionários envolvidos, para garantir a sua reintegração na retoma da atividade desportiva. O resultado deste rastreio é fundamental para o regresso ao trabalho de cada jogador e membro do staff da equipa.

O protocolo de retoma do SC Braga inclui ainda a higienização prévia e regular de toda a Cidade Desportiva, bem como os circuitos externos e das instalações de treino, respeitando todas as normas de distanciamento social e uso de material de proteção individual. O acesso à Cidade Desportiva está proibido a elementos externos à estrutura profissional do SC Braga.

A Cidade Desportiva conta com dez balneários, mas na primeira fase os treinos de campo vão ser individualizados. Assim, foram definidos horários de treino e vão ser utilizados sete campos, dois deles para treino específico de guarda-redes e trabalho muscular, quando necessário. A distância mínima entre jogadores e treinadores será sempre verificada e cada atleta vai ter a sua própria bola e material de treino.

Os jogadores vão ainda preencher questionários regulares para avaliar sinais de infeção e vão estar sujeitos a medição da temperatura corporal diariamente. Vão existir também áreas restritas e os circuitos vão ser definidos para reduzir as áreas de contacto. Além de sinalética e fitas delimitadoras, os atletas vão saber previamente o circuito que devem tomar à chegada para o treino e no regresso do mesmo.

A equipa principal de futebol do SC Braga é a única a regressar ao trabalho nesta fase, recorrendo a um grupo muito restrito de funcionários. Toda a restante estrutura do clube e da SAD vão continuar a cumprir as normas de isolamento social.