Carlos Alberto Videira, de 29 anos, licenciado em Relações Internacionais e mestre em Direitos Humanos, é atualmente o Diretor do Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM). A caminho do segundo ano a ocupar o cargo, Carlos Videira fez um balanço do que foi o mandato até agora, em entrevista ao ComUM.

O diretor afirmou que quando tomou posse, em novembro de 2018, encontrou “um departamento dinâmico, com profissionais experientes e infraestruturas de qualidade”, o que, acredita, permitiu que o trabalho feito ao longo do tempo criasse uma “cultura desportiva junto da comunidade académica”. Videira considerou ainda que este é um trabalho importante e que tem ajudado a garantir a qualidade de vida nos campi.

Durante cerca de um ano e meio de mandato, Carlos Videira confirmou que já foram feitas algumas mudanças e que é possível destacar três: no âmbito da competição foram reforçadas “iniciativas de promoção das carreiras duais e o estabelecimento de protocolos com clubes e entidades desportivas da região”. Em relação ao desporto para todos, foram levadas a cabo várias iniciativas para promover a atividade física e as instalações para o efeito da Universidade (desde a aquisição de novo material, campanhas promocionais, aulas abertas, etc). E, por último, a criação de uma marca para comunicar melhor, a UMinho Sports. Para esta foram criados canais de comunicação, como uma aplicação móvel e redes sociais, onde são feitas várias publicações com desafios, planos de treinos, aulas online e podcasts.

Carlos Videira

Fotografia: UMinho Sports

Contudo, Videira admitiu que algumas destas mudanças levantaram dificuldades e desafios, uma vez que “há uma série de procedimentos e circuitos associados, que exigem vários critérios de ponderação e levam a que várias decisões não sejam tão céleres como gostaríamos que fossem”. No caso da vertente da competição, a maior dificuldade para o Departamento consistiu na conciliação entre o calendário da federação e o calendário universitário (desportivo e académico), uma vez que os atletas acumulam as três vertentes – atleta federado, atleta universitário e estudante. “Do ponto de vista do desporto para todos, há um esforço contínuo no sentido de adaptar a nossa oferta à procura da comunidade académica, ao mesmo tempo que se procura garantir a diversidade da mesma. Isso acarreta um grande esforço da parte dos nossos técnicos e colaboradores, no sentido de adquirirem competências transversais, mas também da equipa de gestão, no sentido de encontrar soluções para alargar o leque de ofertas, que atualmente é de 73 modalidades, algo que tem passado pelo estabelecimento de parcerias e protocolos com várias entidades desportivas”, explicou.

O diretor do Departamento de Desporto e Cultura dos SASUM adiantou ainda que as mudanças introduzidas no departamento tiveram como objetivo manter a UMinho ao nível das melhores universidades nacionais e internacionais. Neste sentido, relembrou que o ano de 2019 “ficará na história como um ano particularmente marcante, sobretudo pela organização de grandes eventos, nomeadamente as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários em Guimarães e o Campeonato Europeu Universitário de Futsal em Braga, e pelos excelentes resultados no âmbito da competição”, sem menosprezar o reconhecimento público de diversas entidades, com destaque para a atribuição da Medalha de Honra ao Mérito Desportivo pelo Governo de Portugal e o Prémio de Most Successful University 2009-2019 pela Associação Europeia do Desporto Universitário.

Carlos Videira pretende ainda melhorar as condições e as performances desportivas das equipas da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). Por isso, diz estar a “trabalhar no sentido de proporcionar cada vez melhores condições aos nossos estudantes-atletas, com o objetivo de continuar no topo do desporto universitário”.

Carlos Videira

Fotografia: UMinho Sports

Nesse sentido, Videira adiantou que, no passado mês de janeiro, foi revisto o estatuto do estudante-atleta e irá ser também revisto o regulamento dos prémios de mérito desportivo, bem como o programa Tutorum. No que toca às condições, foram renovados protocolos de colaboração com os clubes locais, como são os casos do SC Braga e do Vitória SC. Com o mesmo objetivo, o departamento admitiu investir na organização de competições em que as equipas da AAUM possam vir a obter bons resultados. O próximo evento será o Campeonato Europeu Universitário de Voleibol e terá lugar em Guimarães.

Em relação ao atual estado de pandemia mundial, Videira considera que o novo coronavírus causou bastantes constrangimentos, mas que o departamento tem vindo a procurar criar uma “oferta online, que permita que as pessoas possam fazer exercício físico a partir de casa, contribuindo para o seu bem-estar”. A pensar no futuro e na eventual evolução favorável da pandemia, estão a ser idealizadas formas de retomar em segurança a atividade presencial.

Para o futuro, Carlos Videira refere que os SASUM estão a trabalhar em conjunto com a AAUM “numa estratégia para o desenvolvimento dos eSports na UMinho”, tal como na criação “de uma oferta da modalidade de padel no Complexo Desportivo de Gualtar, em Braga”. Por último, o Diretor do Departamento de Desporto e Cultura afirma que os SASUM pretendem “reforçar o apoio ao associativismo cultural na UMinho, na prossecução da política definida pela AAUM e pela Reitoria para o setor, implementando um programa cultural para os campi de Azurém e Gualtar.”