Catarina de Aragão – A Princesa Determinada é um romance histórico, escrito por Phillippa Gregory. Este livro integra a série Os Tudors (2007-2010) e representa um drama narrado através do olhar de uma mulher e de uma protagonista cuja vida foi tudo menos fácil.

Catarina nasce infanta de Espanha, a mais nova dos filhos de reis católicos. Aos três anos, é prometida ao príncipe Artur, filho herdeiro de Henrique VII de Inglaterra. A menina é educada para ser uma princesa inglesa e tem consciência de que o seu destino é reinar um país muito diferente do seu. Quando se muda para Inglaterra, aprende a seguir os modos da corte Tudor e a vida como mulher de Artur acaba por surpreendê-la. Contudo, a princesa aprende da pior forma que tem que lutar pelo seu futuro de forma a alcançar o seu objetivo: ser rainha de Inglaterra.

Philippa Gregory, Catarina de Aragão - A Princesa Determinada

A protagonista inspira o leitor. Quem lê consegue perceber o seu espírito lutador e indomável. Entendemos que esta é capaz de tudo para alcançar o seu objetivo, mesmo que precise de mentir. Conhecemos a sua infância, as suas origens e a personalidade dos seus pais, os reis Isabel e Fernando. Apesar de a história ser real e baseada em acontecimentos históricos, não deixa de ser romantizada. Catarina fala de tudo na primeira pessoa e é como se estivéssemos a viver no século XVI ao lado dela, quem sabe a ajudá-la a vestir-se enquanto temos uma conversa íntima.

Philippa Gregory tem uma forma muito própria de contar as histórias de rainhas e princesas. Os seus textos são muito descritivos, cria locais que conseguimos imaginar e, como referi anteriormente, faz-nos sentir parte da história, levando-nos a viajar no tempo. Na maioria dos seus livros, a autora acompanha do início ao fim a vida das rainhas. No entanto, em Catarina de Aragão – A Princesa Determinada há algumas falhas. A autora passa um período de mais de dez anos à frente, excluindo alguns momentos essenciais. Contudo, isto influência o desfecho, que não o consigo imaginar de outra forma.

O livro é extenso, mas é fácil perdermos-mos entre as suas páginas e não dar conta da passagem do tempo. Catarina de Aragão – A Princesa Determinada é uma obra que retrata acontecimentos extremamente importantes na história de um país e do mundo, ao mesmo tempo que conta a história de uma mulher que parece não pertencer ao século em que vive. Uma narrativa extraordinária e de fácil leitura, que nos faz querer saber mais sobre a vida da menina que se tornou uma grande mulher.