No que diz respeito às creches, a ação foi desenvolvida pelo Instituto da Segurança Social de Braga, em conjunto com os serviços de saúde do concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, anunciou que, os testes à Covid-19 vão ser realizados, durante esta semana, a docentes e não docentes de creches e a três comunidades ciganas, da freguesia de Barqueiros.

No seguimento de uma ação junto dos profissionais da área educativa, 240 trabalhadores de creches vão ser também sujeitos a testes de despistagem do Coronavírus. Esta ação insere-se no conjunto de  medidas previstas para a reabertura das creches, a 18 de maio, para crianças até aos três anos de idade.

No ceio das três comunidades ciganas, foram já detetados, aproximadamente, uma dezena de casos positivos e, segundo o autarca, vão ser testados cerca de uma centena de pessoas.

O rastreio foi já realizado por cerca de mil colaboradores das instituições sociais de acolhimento e de apoio aos idosos do concelho, tais como, estruturas residenciais para pessoas idosas, unidades de psicogeriatria e demências, lares residenciais, serviços de apoio domiciliário e casas de acolhimento.