As medidas de desconfinamento do município respeitam as orientações definidas pela Direcção-Geral da Saúde e pelo Governo português.

A partir da próxima segunda-feira, Braga vai retomar atividades e serviços municipais. Num contexto de contenção da atual pandemia da Covid-19, as medidas de desconfinamento visam recuperar a prestação de serviços públicos e vão estar em permanente avaliação consoante a evolução da situação epidemiológica no concelho.

Os serviços de apoio ao cidadão voltam, então, a abrir portas. Entre eles, o Posto de Turismo, os parques de lazer do concelho, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e o Edifício do Castelo. De mencionar que no Balcão Único e no Centro Qualifica é necessária marcação prévia. O Cemitério Municipal terá acesso limitado a 50 pessoas em simultâneo.

Lugares de lazer e desportivos, tal como o Complexo Desportivo da Rodovia, com exceção dos parques infantis, dos equipamentos de fitness e dos campos das diversas modalidades, e a Ecovia do Rio Este podem ser novamente frequentados. No entanto, as Piscinas Municipais e o Estádio 1.º de Maio estão apenas disponíveis para atletas de alta competição.

Identicamente, as feiras e mercados vão voltar ao ativo. Particularmente, a Feira Semanal e de Grossistas, a feira de venda ambulante, que vai ser transferida para a Alameda do Estádio Municipal, a Feira dos Passarinhos e o Mercado Municipal Provisório. Entre as regras a seguir, está a obrigatoriedade de uso de máscara pelos feirantes e visitantes, com a limitação de dois ocupantes por espaço de venda. Os feirantes devem possuir desinfetantes nos seus espaços para uso próprio, dos clientes e para limpeza das superfícies da zona de venda, e devem privilegiar o pagamento automático.

Relativamente ao Aeródromo Municipal, o mesmo voltará também a funcionar, todavia, com novas regras adaptadas às circunstâncias locais. O Theatro Circo e Gnration têm a reabertura ao público agendada para 1 de junho.

Continuam encerrados, até data a definir mediante avaliação do Município de Braga, os seguintes equipamentos municipais: Museu da Imagem; Casa dos Crivos; Tore de Menagem e os Espaços Museológicos como a Fonte do Ídolo e as Termas da Cividade. Para além destes espaços, da mesma forma, os Centro Comerciais continuarão fechados.