Museus do Norte preparam-se para celebrar dia Internacional dos Museus com medidas de segurança.

Os museus e palácios vão reabrir na próxima segunda-feira, 18 de maio, na mesma data em que se celebra o Dia Internacional dos Museus, depois do encerramento temporário dos espaços devido à pandemia de Covid-19. Para assinalar a data, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) determinou a entrada gratuita em todos os museus da sua tutela.

Em comunicado, a instituição explica que os “museus afetos irão celebrar a efeméride, através de diversas iniciativas online, mas também convidando os visitantes a regressar aos museus”. Os espaços culturais com selo da DRCN são o Museu do Abade de Baçal em Bragança, o Museu de Alberto Sampaio e Paço dos Duques em Guimarães, o Museu da Terra de Miranda em Miranda do Douro, o Museu D. Diogo de Sousa e Museu dos Biscainhos em Braga e, por último, o Museu de Lamego.

O primeiro visitante de cada museu receberá, ainda, “uma oferta que se traduz num gesto simbólico de boas-vindas”, anuncia a Direção Regional. A reabertura respeita a segunda fase de desconfinamento e haverá regras de segurança, decretadas pela DGS, que devem ser seguidas, entre as quais medidas “de distanciamento social (distância mínima de dois metros lineares para qualquer outra pessoa que não seja sua convivente), e etiqueta respiratória, sendo obrigatório o uso de máscara”.

Em Braga, o Museu dos Biscainhos vai promover, durante a manhã de segunda-feira, visitas guiadas ao espaço, com duração de 50 minutos. Segundo a agenda do museu, o dia vai também ser assinalado com yoga no jardim e uma atividade de caça ao tesouro. Já o Museu D. Diogo de Sousa vai permitir visitas à exposição permanente, visitas guiadas à instituição e realização de oficinas de jogos. Em Guimarães, o Paço dos Duques reabre com uma nova loja e um percurso museológico diferente, de forma a melhor salvaguardar a saúde pública. O Mosteiro de Tibães, que já tinha permitido visitas à cerca no passado dia 4, prepara-se agora para abrir todos os espaços. Para celebrar a data, o mosteiro vai promover visitas guiadas, oficinas e a visualização do filme Mosteiro de São Martinho de Tibães: há três décadas aberto a tod@s!

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus. Este ano, a efeméride apresenta-se com o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão” e surge “com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão nas instituições culturais”.