Ao contrário dos anos anteriores, a avaliação dos pré-requisitos exigidas por algumas instituições realiza-se, este ano, durante uma única fase.
A Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) alterou, esta quinta feira, o calendário da avaliação dos pré-requisitos para a candidatura às universidades e politécnicos. Segundo uma deliberação da CNAES publicada no Diário da República, a avaliação dos pré-requisitos que são obrigatórios por algumas instituições do ensino superior realiza-se, este ano, durante uma única fase, que termina no dia 30 de junho, em vez das habituais duas chamadas.
Segundo as novas datas, a certificação dos pré-requisitos avaliados em “época normal” deverá ser feita até 10 de julho, a mesma data prevista para a anterior “primeira chamada”. Ainda assim, os candidatos ao ensino superior continuam a ter a oportunidade de se inscrever numa época especial do processo de avaliação, podendo fazê-lo até 15 de junho. Contudo, as datas para a realização desta época ainda não estão acordadas. Os resultados deverão ser publicados até 31 de julho.
Recorde-se que a Direção-Geral do Ensino Superior já tinha anunciado, em 9 de abril, novos prazos para a apresentação das candidaturas ao concurso nacional de acesso ao ensino superior, que foram adiados de forma a acompanhar as alterações nos calendários dos exames de secundário devido à pandemia de Covid-19.
De momento, apenas os estudantes do 11.º e 12.º anos poderão regressar às escolas, para ter aulas presenciais de preparação para os exames, decisão que foi anunciada, esta quinta feira, pelo primeiro-ministro, António Costa, após reunião do Conselho de Ministros.