A decisão assenta na responsabilidade social face aos riscos da pandemia. As festividades serão transmitidas via rádio, televisão e digital.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo tomou ontem a decisão de celebrar as festividades em honra da Nossa Senhora da Agonia através de meios não presenciais. Deste modo, os devotos vão poder “na segurança de suas casas, acompanhar e celebrar o dia da padroeira”.
As celebrações litúrgicas no santuário de Nossa Senhora da Agonia serão realizadas, a 20 de agosto. Contarão “com todos os condicionalismos de representação presencial” que as autoridades de saúde, os normativos do Governo e a Conferência Episcopal Portuguesa autorizarem. A Comissão de Festas vai, entretanto, preparar um conjunto de propostas que englobem meios de comunicação social como a rádio, a televisão e o digital.
A decisão tem em consideração as orientações das autoridades de saúde e foi tomada “com o maior sentido de responsabilidade social” e um “profundo respeito pela segurança e saúde dos cidadãos”. Segundo consta no comunicado, a direção defende que “não existem condições para a realização das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia nos moldes de anos anteriores”.
A ponderação incluiu, além do autarca do município, a Comissão Executiva das Festas de Nossa Senhora da Agonia, a VianaFestas, a Real Confraria de Nossa Senhora da Agonia, a presidenta da VianaFestas e o pároco de Monserrante.