No mundo da música há vários prodígios, génios. Bernard Butler é um deles. Nascido a 1 de maio de 1970, celebra esta sexta feira 50 anos. O músico, compositor e produtor britânico é um dos mais originais e influentes guitarristas da sua geração.
Em 1989, Butler aliou-se a Brett Anderson e, mais tarde, surgiu Suede. Com as contribuições do músico britânico na guitarra e nas letras, a banda foi um sucesso mundial. Clássicos como “Metal Mickey”, “Animal Nitrate” e “Stay Together” fizeram o grupo alcançar um reconhecimento extraordinário. Mais tarde, ganharam o Mercury Pryze e entraram no topo das vendas a nível mundial.
A banda parecia ter atingindo o auge quando divergências com o resto dos membros fizeram Butler afastar-se. O grupo seguiu, mas o contributo do britânico permanece inquestionável na história de Suede.
É, então, que surge o duo Bernard Butler e David McAlmont com os singles “Yes” e “You Do”. O álbum The Sound Of… McAlmont & Butler é uma compilação que abraça estilos como o Folk, Rock e Soul. O britânico decide, no entanto, seguir um caminho a solo e lança dois álbuns, People Move On e Friends And Lovers.
Os caminhos de Bernard Butler e Brett Anderson voltam a cruzar-se, desta vez com a banda The Tears. A vida do músico está repleta de sucessos e esta parceria não foi exceção. Produzido pelo próprio, Here Comes The Tears é o novo álbum do duo e vários temas atingem o topo.
É 2005 e Butler colabora com Duffy no álbum de estreia da mesma. Indicado para três Grammys, teve mais de cinco milhões de vendas. O músico não para e surpreende todos ao fazer também vários espetáculos com o lendário Bert Jansch e a colaborar como guitarrista em discos de Aimee Mann, Bryan Ferry, Roy Orbison and Neneh Cherry.
Todo o êxito é fruto de trabalho árduo e Butler é a prova. O produtor trabalhou amplamente com artistas como The Libertines, Tricky, Black Kids, Kate Nash, Findlay Brown, Daley, The Cribs, James Morrison. Em 2008, foi galardoado com o Prémio de Produtor Do Ano nos Music Managers Forum Awards, Produtor nos BRIT Awards (2009) e foi indicado para melhor produtor no Music Week Awards do mesmo ano.
Em 2017, Butler decide reinventar-se e é então que cria um projeto totalmente inesperado, o programa de rádio BB & The King ao lado de Mark Kingston. São duas horas de música e conversa na Boogaloo Radio. Mais recentemente, é um dos patronos da organização de caridade Music Venue Trust, que ajuda a melhorar, manter e organizar locais de música no Reino Unido
Bernard Butler tem um dom. Com contributos infinitos no mundo da música, há algo que se destaca no britânico. Talvez a criatividade, sensibilidade, versatilidade. Ou tantas outras coisas mais. Tudo aquilo que tem mão do artista se converte num êxito. Há quem lhe chame sorte, mas a verdade é que não é nada mais, nada menos do que trabalho e talento.